Vem aí mais uma semana com máximas acima dos 30 graus para o Minho

Aviso amarelo
Vem aí mais uma semana com máximas acima dos 30 graus para o minho
Foto: CM Braga / Arquivo

Esta vai ser mais uma semana com temperaturas máximas acima dos 30 graus Celsius na generalidade dos concelhos do Minho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga e Viana do Castelo já estão sob aviso amarelo devido ao calor, até às 18:00 de terça-feira.

Braga chega hoje aos 33ºC mas sobe para os 38ºC já amanhã. Em Viana do Castelo, habitualmente mais fresca por ser litoral, a máxima hoje será de 25ºC mas sobe para os 31ºC amanhã.

Em zonas mais interiores do Alto Minho, como Ponte de Lima e Monção, os termómetros vão chegar aos 36ºC e 37ºC amanhã.

À exceção dos concelhos costeiros – Esposende, Viana do Castelo e Caminha – as temperaturas vão manter-se acima dos 30ºC durante toda a semana.

Vem aí mais uma semana com máximas acima dos 30 graus para o minho
Fonte: IPMA
Vem aí mais uma semana com máximas acima dos 30 graus para o minho
Fonte: IPMA
Vem aí mais uma semana com máximas acima dos 30 graus para o minho
Fonte: IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 12 distritos do continente sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, a maioria até ao final do dia de terça-feira.

Segundo o IPMA, o aviso laranja vai estar ativo até às 18:00 de terça-feira em Vila Real, Castelo Branco, Santarém e Lisboa, por causa da persistência de valores muito elevados da temperatura máxima, estendendo-se até às 23:00 no distrito de Viseu.

Já nos distritos de Bragança, Guarda, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro mantém-se ativo até às 24:00 de terça-feira.

Sob aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, estão até às 18:00 de terça-feira os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

O Governo renovou a situação de alerta no país até quarta-feira, dia 13 de agosto, devido ao risco de incêndio florestal.

A renovação da situação de alerta tem como base dois motivos principais: a continuação de temperaturas elevadas em todo o país para os próximos dias e a diminuição de ignições devido às proibições determinadas.

Entre as medidas em vigor estão a proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como a realização de queimas e queimadas, ficando igualmente suspensas as autorizações emitidas para esse período.

A situação de alerta implica também a proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e rurais com o recurso a maquinaria e o uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos. Neste caso, também as autorizações já emitidas ficam suspensas.

O IPMA prevê para hoje uma pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro e uma pequena subida na região Sul.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 15º (graus Celsius), em Viana do Castelo e Braga, e os 25º, em Portalegre, e as máximas entre os 25º (Viana do Castelo) e os 43º (Beja e Évora).

Com Lusa

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Hoje há vitória no dragão

Hoje há Vitória no Dragão

Próximo Artigo
Gerês: fogo de artifício trocado por minuto de silêncio no são bento da porta aberta

Gerês: Fogo de artifício trocado por minuto de silêncio no São Bento da Porta Aberta

Artigos Relacionados