Arquivo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 80 km/h. Minho sob aviso amarelo

Depressão Gabrielle
Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 80 km/h. Minho sob aviso amarelo
Foto: Ivo Borges / O MINHO / Arquivo

Os distritos de Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo entre o final da tarde de sábado e a manhã de domingo devido à previsão de chuva, trovoada, vento forte e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso para a precipitação estará em vigor entre as 18:00 de sábado e as 09:00 de domingo. O IPMA prevê “precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.

O aviso por causa do vento entra em vigor às 21:00 de sábado até às 03:00 de domingo. Estão previstas “rajadas até 80 km/h, em especial no litoral e terras altas”.

O IPMA também colocou sob aviso amarelo o distrito de Braga devido à agitação marítima, abrangendo, assim, o concelho costeiro de Esposende, onde são esperadas “ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando a ondas de noroeste”. Este aviso estará em vigor das 21:00 de sábado às 09:00 de domingo.

Quase todos os distritos de Portugal continental estarão também sob aviso amarelo entre sábado e domingo.

O aviso amarelo, o menos grave de três, é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Depressão pós-tropical Gabrielle

O estado do tempo em Portugal continental vai ser afetado a partir de sábado pela passagem da depressão pós-tropical Gabrielle, que esta a afetar os Açores desde quinta-feira.

O ciclone tropical Gabrielle, que atingiu os Açores nas últimas horas, dirigindo-se agora para o continente, prevendo-se no sábado chuva acompanhada ocasionalmente por trovoada, no litoral oeste.

“Assim, a partir do final de dia 27 [sábado], no litoral oeste, preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, estendendo-se ao restante território, em especial ao centro e sul”, no domingo, lê-se na nota do IPMA.

O IPMA acrescentou que, adicionalmente, espera-se “um aumento da intensidade do vento nas terras altas e no litoral, assim como da agitação marítima”.

Com Lusa

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pcp quer repor idade da reforma nos 65 anos

PCP quer repor idade da reforma nos 65 anos

Próximo Artigo
Barcelos tem um novo parque de lazer junto ao rio cávado

Barcelos tem um novo parque de lazer junto ao rio Cávado

Artigos Relacionados