O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que Portugal continental será afetado pela depressão Lola a partir de sexta-feira, depois de já ter começado a condicionar a situação meteorológica nos Açores e de começar a afetar a Madeira esta quinta-feira.
Entre o final desta semana e o início da próxima prevêem-se “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada”, refere comunicado do IPMA.
De acordo com a previsão, o vento será do quadrante sul, mais intenso no dia 23 com rajadas até 90 km/h nas terras altas.
A agitação marítima irá aumentar, a partir da tarde de sexta-feira, “com ondas de oeste/sudoeste com 2,5 a 3,5 metros de altura significativa na costa ocidental também na costa sul se prevê o aumento da agitação marítima, com ondas do quadrante sul com 1,5 a 2,5 metros”.
“Tendo em conta o agravamento da situação meteorológica, recomenda-se o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias”, frisa o Instituto.