Vem aí a depressão Celine com chuva forte e trovoada para o Minho

Foto: Lusa

A partir da tarde de sábado, a depressão Celine deve chegar a território continental e afetar o Minho, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Uma superfície frontal fria associada à depressão Celine irá condicionar o estado do tempo no Continente. Prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, em especial no Minho e Douro Litoral”, refere o IPMA, em comunicado.

Também no sábado, estão previstas rajadas de vento até 75 km/h no litoral e nas terras altas, em especial da região Norte.

Na costa, haverá agitação marítima com ondas de noroeste até seis metros de altura significativa, que deverão “diminuir gradualmente de altura a partir da tarde”.

Celine é o nome atribuído pelo Meteo-France a esta depressão que, ao início da tarde de sábado, deverá estar centrada a oeste das Ilhas Britânicas, deslocando-se depois para Portugal continental.

Como O MINHO noticiou, o IPMA colocou os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo a partir das 18:00 desta sexta-feira até às 09:00 de sábado. A partir dessa hora, está previsto um agravamento do estado do tempo, pelo que o IPMA aumentou o nível de aviso meteorológico para laranja. Vai vigorar até às 03:00 de domingo.

André Fernandes, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil revelou hoje que a Agência Portuguesa do Ambiente informou que as bacias hidrográficas com maior potencial de cheias são as dos rios Lima (em particular em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima), Cávado, Douro (com particular incidência nas sub-bacias do Tâmega e do Tua), Vouga e Mondego.

“É possível a ocorrência de cheias nestas bacias hidrográficas, bem como inundações em meio urbano, pelo que [os cidadãos] deverão tomar as medidas de autoproteção face ao risco de inundação e de cheias”, afirmou, destacando que existe uma saturação devido à chuva que caiu nos últimos dias, o que pode potenciar as enchentes.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Pilotos aplaudem veto de Marcelo e apontam falta de transparência

Próximo Artigo

PCP avisa que dúvidas do Presidente só podem ser respondidas sem privatização da TAP

Artigos Relacionados
x