O Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, foi esta tarde palco do jogo solidário de homenagem a Neno em 10 de junho, precisamente dois anos depois da morte do antigo guarda-redes internacional português.
- Anúncio -
O jogo realizou-se às 17:00, com duas equipas que reuniram, na sua maioria, futebolistas e ex-futebolistas, como os internacionais portugueses Dimas, Oceano, Pedro Mendes, Nuno Assis, Jorge Andrade, Carlos Martins, Ricardo Quaresma, Yannick Djaló ou Edinho, no âmbito do evento intitulado “O legado de Neno”, coorganizado pela Câmara de Guimarães e pela associação A Palavra, responsável por iniciativas de apoio a crianças.
As equipas em campo intitulam-se precisamente “O legado de Neno”, constituída, na maioria, por ex-jogadores do Vitória SC, tendo Manuel Cajuda a treinador, e “Futebol Solidário”, projeto que age através do futebol junto de pessoas que habitam em bairros sociais e que reuniu 28 jogadores.
Os bilhetes para o jogo custam cinco euros e a receita daí proveniente reverte a favor dessa associação sediada em Famalicão, da Casa da Criança de Guimarães e da Cercigui.
O evento incluiu ainda uma ‘fan zone’, organizada pela Associação Vimaranense de Hotelaria e espetáculos de música antes e no intervalo do duelo, com o vereador da Câmara de Guimarães para o desporto a realçar que a melhor forma de assinalar o “dia triste” da morte de Neno é com “animação e festa”, em homenagem à forma como o antigo guarda-redes e dirigente vivia.
Nascido em 27 de janeiro de 1962, na Cidade Velha, em Cabo Verde, Adelino Barros, conhecido como Neno, morreu de forma súbita em 10 de junho de 2021, depois de uma vida em que, como guarda-redes, representou o Barreirense, o Vitória SC, o Benfica e o Vitória de Setúbal, tendo contabilizado nove internacionalizações pela seleção de Portugal.