O cometa C/2023 A3, conhecido como Tsuchinshan-ATLAS ou “cometa do século”, será visível nos céus portugueses a partir de 27 de setembro até meados de outubro.
É proveniente da “nuvem de Oort”, uma nuvem esférica de planetesimais voláteis, localizada a cerca de um ano-luz de distância da Terra.
Apelidado de “Cometa do Século”, este corpo celeste viajou durante dezenas de milhares de anos antes da aproximação à Terra, que ocorre daqui a poucos dias, tendo como ponto mais próximo (70 milhões de kms) no dia 12 de outubro.
Comparado com o cometa Halley e o Neowise, o Tsuchinshan-ATLAS promete oferecer uma longa e brilhante cauda, passível de ver com binóculos e até a olho nu, daí alguns astrónomos e imprensa especializada apelidarem-no como sendo o mais importante deste século.
Para observá-lo, o melhor horário será ao início da manhã, em locais com pouca poluição luminosa, isto entre a última semana de setembro e os primeiros 15 dias de outubro.
Caso a meteorologia seja favorável, o cometa pode ser visto em alguns locais adequados, como zonas mais remotas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Observatório “Altar das Estações”, em Viana do Castelo, nas serras de Fafe e também na zona do Viso, em Celorico de Basto.
Esta é a última oportunidade de ver este cometa, que só deverá regressar aos nossos céus dentro de dezenas de milhares de anos.