Seguir o O MINHO

País

Veículos BMW com mais de 70 mil km podem dirigir-se a ponto da rede para revisão

em

A BMW informou hoje que os veículos com mais de 70 mil quilómetros, entre os quase 2.400 que serão chamados à revisão em Portugal por risco de incêndio, podem dirigir-se a “qualquer ponto de serviço” da rede para verificação preliminar.

“Os clientes que possuam automóveis potencialmente incluídos nesta ação técnica, com uma quilometragem superior a 70.000 Km [quilómetros] e que não queiram aguardar a comunicação da marca, podem dirigir-se a qualquer ponto de serviço da rede oficial para verificação preliminar do automóvel”, disse, em comunicado, a BMW.

Em resposta à agência Lusa, fonte oficial da sede da empresa alemã informou, na quarta-feira, que serão contactos “clientes de 2.359 veículos” em Portugal para revisão de um concessionário BMW devido a perigo de incêndio, num total de 324 mil veículos com motor a gasóleo em toda a Europa.

“Não haverá custos para os clientes”, garantiu a mesma fonte, na altura, acrescentando que o processo demora entre uma a três horas, “dependendo se a parte respetiva tem defeito e tem de ser mudada, ou não”.

Fonte oficial do grupo automóvel em Portugal tinha admitido anteriormente que “um número significativo” no país será contactado.

“A BMW está a trabalhar nesta ação de chamada e prevemos comunicar à nossa rede de serviço até ao final da próxima semana a informação relativa aos veículos afetados. Os clientes serão posteriormente contactados pela rede de serviço BMW para agendar a ação”, segundo a mesma fonte da empresa em Portugal.

A chamada dos veículos ocorre depois de uma investigação do fabricante ter revelado um “mau funcionamento do módulo de recirculação dos gases de escape (EGR) que pode, em casos extremos, originar um fogo em alguns modelos BMW com motores a gasóleo”.

“O BMW Group decidiu levar a cabo uma ação de chamada por forma a analisar o módulo EGR nos modelos BMW Série 3, Série 4, Série 5, Série 6, Série 7, X3, X4, X5, X6 com motores diesel de 4 cilindros (produzidos entre abril 2015 e setembro 2016) e motores diesel de 6 cilindros (produzidos entre julho 2012 e junho 2015)”, refere informação oficial.

O fabricante referiu que, em alguns casos, o radiador do módulo EGR pode ter fugas de líquido de refrigeração, que se acumula no módulo EGR.

“Quando combinado com sedimentos de óleo, este líquido pode tornar-se combustível. Devido às altas temperaturas dos gases de escape nesta unidade, estes depósitos podem inflamar-se e provocar, em casos extremos, um fogo”, explicou ainda a BMW.

Na Coreia do Sul, foram chamados à revisão, pelo mesmo motivo, 100 mil veículos, depois de vários registos de incêndios nos motores diesel.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

País

Jackpot de 57 milhões de euros no próximo sorteio do Euromilhões

Nenhum apostador acertou os números desta terça-feira

em

Foto: DR/Arquivo

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um jackpot de 57 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou hoje na chave vencedora, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O segundo prémio também não saiu a nenhum apostador, enquanto o terceiro prémio, de 239.866,17 euros, vai para quatro apostadores no estrangeiro.

Já o quarto prémio, de 5.541,05 euros, será entregue a 16 jogadores, um dos quais com aposta registada em território nacional.

A combinação vencedora do concurso 041/2019 do Euromilhões, sorteada hoje, é composta pelos números 32 – 33 – 34 – 39 – 47 e pelas estrelas 08 e 12.

Continuar a ler

País

Verão em Portugal pode atingir os 43 graus

Segundo o portal especializado em meteorologia AccuWeather

em

Vila Praia de Âncora. Foto: DR/Arquivo

O verão deste ano vai ser com calor intenso em várias partes da Europa, e segundo o portal especializado em meteorologia AccuWeather, Portugal será um dos países com risco mais elevado de incêndio associado a ondas de calor permanentes, que podem atingir até os 43 graus.

De acordo como o portal, o calor vai começar a sentir-se de forma mais forte no início de junho. Durante os períodos de muito calor, as noites serão especialmente quentes, o que “poderá representar um risco para as casas sem ar condicionado”.

A vaga de calor vai ser “mais persistente” do que no verão do ano passado, ou seja, em vez de durarem uma semana, irão prolongar-se no tempo.

O portal refere ainda o risco elevado de incêndios no Norte. O inverno húmido contrasta com o tempo seco e quente que se prevê para junho e contribui para este risco.

Apesar de se prever pouca humidade durante todos os meses de verão é para a segunda metade do período que se espera um risco mais elevado de fogos florestais.

Continuar a ler

País

Os números do Euromilhões

Sorte

em

Foto: DR/Arquivo

É esta a chave do sorteio do Euromilhões desta terça-feira, 21 de maio: 32, 33, 34, 39 e 47 (números) e 8 e 12 (estrelas).

Em jogo para o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira está um valor de 44 milhões de euros.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares