A frente associada à tempestade Hermínia, que atinge a zona litoral Norte de Portugal desde as primeiras horas desta manhã, já provocou algumas quedas de árvore e estruturas no distrito de Viana do Castelo, apurou O MINHO junto da Proteção Civil.
Pelas 09:35, alerta para queda de um ramo de uma árvore na Estrada Nacional 13, em Lanhelas, concelho de Caminha, mobilizou os bombeiros locais. Pelas 10:30, a situação já está resolvida. O trânsito não chegou a estar condicionado.
O mesmo não sucedeu em Montaria, onde a Estrada Municipal 526 se encontra ainda cortada ao trânsito pelas 10:30, informou a O MINHO o Comando Sub-regional do Alto Minho. O alerta foi dado pelas 09:56 para a queda de uma árvore de médio porte. No local estão os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo.
Os Bombeiros Sapadores foram também chamados, mais ou menos pela mesma hora, para a queda de uma caleira na Rua Nova de Santana, perto do centro de saúde, na cidade de Viana do Castelo. Não houve necessidade de cortar o trânsito nessa rua.
Mais recente, com alerta pelas 10:23, há registo de queda de uma árvore na Estrada Nacional 307, em Arca, Ponte de Lima. Os Bombeiros de Ponte de Lima ainda se encontram no local em operações, desconhecendo-se, pelas 10:30, se a estrada está condicionada ao trânsito.
Proteção Civil envia SMS
“Chuva forte e persistente na sua região nas proximas 48 horas. Vento forte. Risco de inundações. Fique atento. Info: www.prociv.pt / 800 246 246 / ANEPC”, pode ler-se na mensagem de texto que está a ser enviada durante a manhã deste domingo.
Vários avisos meteorológicos ativos
Em comunicado de imprensa, o IPMA indicou que a depressão Herminia vai afetar o Norte de Portugal na madrugada de domingo e estender-se ao resto do território na segunda-feira.
Devido a esta situação meteorológica, o IPMA referiu que foram emitidos avisos de nível amarelo para vento e neve, avisos de nível laranja para a precipitação e avisos de nível vermelho para a agitação marítima.
“Depois do sistema frontal associado à depressão Eowyn ter atravessado o território de Portugal, um novo sistema frontal associado à depressão Herminia deverá afetar a região Norte a partir da madrugada de domingo, dia 26”, lê-se num comunicado enviado à comunicação social.
No mesmo comunicado, o IPMA acrescentou: “A partir da madrugada de domingo, ocorrerá precipitação no Minho e Douro Litoral, que se estenderá gradualmente às restantes regiões, e que será persistente e por vezes forte a partir da manhã, prevendo-se que nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, as maiores intensidades se verifiquem na madrugada de domingo para segunda-feira e na manhã de segunda-feira”.
O vento vai soprar “forte de sul/sudoeste, com rajadas até 70/90 quilómetros por hora no litoral, e até 100/110 nas terras altas do Norte e Centro”.
Há também condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e a agitação marítima na costa ocidental vai ser mais forte entre a manhã de domingo e o final de terça-feira, com ondas do quadrante oeste com quatro a cinco metros de altura, que poderão atingir os 11 metros de altura máxima.