Várias corporações de bombeiros evacuaram dez idosos de lar ilegal em Famalicão

Evacuação
Várias corporações de bombeiros evacuaram dez idosos de lar ilegal em famalicão
Foto de arquivo

As corporações de bombeiros de Riba d’Ave, Fafe, Vizela, Póvoa de Lanhoso e Famalicenses procederam, durante a noite de ontem e esta madrugada, à evacuação de dez idosos que se encontravam num lar ilegal junto à cidade de Famalicão, disse a O MINHO fonte do CDOS de Braga.

A operação teve início cerca das 21:30, com as corporações a serem solicitadas para efetuar a estabilização e o transporte dos utentes, alguns com idade avançada e várias patologias, para o Pavilhão Municipal das Lameiras, no centro daquela cidade. Terminou já perto das 02:00 desta madrugada.

O lar foi evacuado depois de ter sido, na terça-feira, encerrado pela PSP, após um inquérito criminal que decorria na esquadra de Famalicão, por este estar a funcionar de forma ilegal. Um 11.º utente não terá sido evacuado por ser progenitor do proprietário do lar.

Lar de idosos ilegal encerrado em Famalicão

A ordem de encerramento foi decretada pelo Instituto da Segurança Social (ISS), após constatar que as condições da instalação “revestem perigo iminente para a qualidade de vida e para os direitos dos utentes.

Até ao momento, não há confirmação de qualquer infetado com o novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19.

Mesmo assim, os bombeiros que participaram na evacuação utilizaram equipamento de proteção como se de um caso de transporte covid se tratasse.

A ação de fiscalização realizada ao lar ocorreu na sequência de um pedido de mandado judicial feito pelo ISS ao Ministério Público.

Esse pedido surgiu por “não ter sido permitido o acesso” da equipa de fiscalização do ISS ao edifício, “quando se preparava para realizar uma primeira visita ao equipamento”.

“Por outro lado, a gravidade dos factos denunciados impunha a requisição da emissão de um mandado, de forma a viabilizar o acesso ao local e, assim, concretizar a ação de fiscalização às condições de organização e funcionamento do lar em causa”, acrescenta.

O ISS vinca que, face à situação de emergência de saúde que o país vive, devido à covid-19, foi solicitada a intervenção da Autoridade de Saúde no sentido de acautelar equipamento de proteção individual específico para todos os intervenientes na ação.

A Autoridade de Saúde acionou o INEM, de forma a efetuar o teste à covid-19, antes de os 10 utentes serem encaminhados “para respostas sociais alternativas condignas, disponibilizadas pelo Instituto da Segurança Social”.

*Com Lusa

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ponte de lima nomeada em todas as categorias das 7 maravilhas de portugal

Ponte de Lima nomeada em todas as categorias das 7 Maravilhas de Portugal

Próximo Artigo
Portugal emite hoje até 1. 500 milhões em bilhetes do tesouro a três e 11 meses

Portugal emite hoje até 1.500 milhões em Bilhetes do Tesouro a três e 11 meses

Artigos Relacionados