Está a ser um final de manhã e início de tarde com bastante trabalho para os serviços de emergência, proteção civil e polícias, com alguns acidentes rodoviários, desabamentos de estruturas e inundações.
- Anúncio -
Pelas 13:30, meios dos bombeiros encontram-se mobilizados para dois acidentes distintos, um em Alheira, no concelho de Barcelos, e outro em Prado São Miguel, Vila Verde, com este último a mobilizar mais meios (oito operacionais e duas viaturas).
Em Viana do Castelo, na Urbanização Bouça da Cabrita, os bombeiros encontram-se a remover estruturas que se encontram em risco de desabamento.
Na cidade de Viana do Castelo, os Bombeiros Sapadores foram chamados para nova intervenção nos escoadouros de água junto à Ponte Eiffel, porque a via ficou novamente inundada, provocando constrangimento na circulação.





Durante a manhã registou-se ainda uma colisão rodoviária no concelho de Amares, provocando um ferido grave.
Viana do Castelo, Braga e Porto estão com alerta meteorológico até às 00:00 de segunda-feira devido à previsão de chuva, mas também de vento e agitação marítima, que obrigou ao encerramento e condicionamento de algumas barras.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, devido ao estado do mar, hoje encontra-se fechada a navegação na barra de Vila Praia de Âncora.
Relativamente à barra de Esposende, os barcos de calado superior a 0,3 metros devem praticar a barra apenas três horas antes até três horas depois da preia-mar.
Nas barras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, distrito do Porto, as embarcações de calado superior a dois metros devem praticar barra apenas no período entre duas horas antes e até duas horas depois da preia-mar.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.