A Câmara de Valença vai avançar com a construção do parque infantil “Fortaleza dos Pequeninos”, no recinto do Jardim das Amoreiras, na Fortaleza, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia adianta que a obra foi consignada na passada sexta-feira e implicará um investimento de cerca de 70 mil euros.
Entre os equipamentos lúdicos programados, para o espaço, destaca-se a recriação de um castelo de três torres, com rede de escalada, escorrega, ponte de passagem, barra de bombeiros e muro de escalada.
O espaço contará, ainda, com um baloiço duplo de troncos, um “Cadeirão do Rei” e uma mola de troncos e um monóculo.
O parque será todo resguardado com uma “muralha” de vedação, em madeira e com uma abertura, como pórtico de entrada. Um dos elementos que se destacará na vedação serão as guaritas, com cúpulas nos baluartes da muralha vedação ao recinto.
A Câmara de Valença explica que a “Fortaleza dos Pequeninos” pretende ser um espaço que inspire os mais jovens a divertirem-se num centro histórico, como é a Fortaleza, em elementos lúdicos que remetem para a história, a memória e o significado do conjunto da Fortaleza de Valença.
Como recordação poderão, ainda, tirar uma foto com as letras “Fortaleza dos Pequeninos”, tendo a Fortaleza por pano de fundo.
Cinquenta anos depois Valença volta a ter um parque infantil no centro histórico, precisamente no mesmo local, o Jardim das Amoreiras, salienta a Câmara.
Citado no comunicado, o presidente, José Manuel Carpinteira, explica que “este equipamento pretende dar resposta a uma carência de espaços lúdicos infantis, no interior da fortaleza e esperamos que venha a ser um espaço que encante e fique na memória das famílias valencianas e dos turistas”.