O Centro de Saúde de Valença é “o primeiro do país” a ter consultas de oftalmologia, numa iniciativa piloto da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, considera que “capacitar o Centro de Saúde com novos serviços é uma boa notícia para os valencianos e região”.
“Continuar este caminho de mais e melhores serviços de saúde em Valença é uma prioridade para o Município de Valença. Saúdo a visão estratégica da administração da ULSAM, na pessoa do Dr. Franklim Ramos, pela valorização e melhoria dos serviços públicos de saúde, prestados à nossa população”, afirma o autarca citado em comunicado da autarquia.
As consultas de oftalmologia decorrem às segundas e quartas-feiras e, quinzenalmente, também às quintas-feiras.
Hoje, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente Oftalmologia, Endocrinologia, Pediatria, Psiquiatria, Psicologia, Hemoterapia e ainda Psicologia do CRI (quinzenalmente), que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.
Relativamente à Medicina Geral e Familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil, saúde juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios o Centro de Saúde conta, atualmente, com um corpo clínico constituído por nove médicos e dez enfermeiros.
Estes novos serviços médicos surgem na sequência do plano estratégico da ULSAM, em articulação com a Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) e em colaboração com Município de Valença, tendo em vista o alargamento das especialidades médicas disponibilizadas e a realização de investimentos estruturantes, nomeadamente e numa 1.ª fase, a reabilitação e requalificação dos espaços, num investimentos de cerca de 600 mil euros.
Há, ainda, a intenção de, numa 2.ª fase, avançar com a construção de um novo edifício, adjacente às atuais instalações do Centro de Saúde.
“Com estes investimentos, nas infraestruturas do Centro de Saúde, serão criadas condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, ambicionando, assim, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)”, salienta a Câmara.
O comunicado refere ainda que em breve será aberto ao público, também, um Balcão SNS24, na sede da Junta de Freguesia de Cerdal, espaço que facilitará o acesso dos cidadãos a diversos serviços e procedimentos administrativos e de saúde.