Valença comemora, esta segunda-feira, o Dia de Santiago, que se celebra na Galiza, com um bolo gigante de 13 metros, em forma de seta, “a maior” do Caminho de Santiago.
A iniciativa “A maior seta do Caminho, realiza-se, às 16h00, na Praça da República, na Fortaleza, com o objetivo de “assinalar a passagem de milhares de peregrinos por Valença”.
Peregrinos de todo o mundo deslocam-se por esta altura a Santiago de Compostela para a festa de Santiago. Na Galiza é feriado a 25 de julho, quando foi dada a supremacia das igrejas no oeste da Espanha a Santiago, que pregou em Espanha durante a ocupação muçulmana.
Valença é ponto de confluência de dois caminhos para Santiago de Compostela: o Central e o da Costa. Na Fortaleza, os peregrinos entram pelas portas da Coroada e saem pelas portas da Gaviarra, sob o Baluarte do Socorro, que remata o topo norte da fortificação e oferece a melhor vista para Tui, o rio e a ponte que o atravessa. A saída em túnel faz a ligação à centenária ponte internacional.