Valença recupera 12 pontos de água para combater incêndios

Elementos “essenciais” para abastecer meios aéreos e terrestres
Foto: CM Valença

A Câmara Municipal de Valença requalificou os 12 pontos de água de apoio ao combate aos incêndios, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a autarquia refere que a “preparação e prontidão destes pontos de água é vital para a proteção dos aglomerados populacionais e floresta do concelho dado que são elementos essenciais para o abastecimento dos meios aéreos e terrestres”.

A rede de pontos de água públicos de Valença é constituída por 12 estruturas; 4 em Gondomil; 3 em Sanfins; 1 em Boivão; 1 em Taião; 1 em Cerdal; 1 em Ganfei; 1 em Verdoejo. Esta rede conta, ainda, com o apoio de um ponto de água privado em São Pedro da Torre.

Intervenções de manutenção na estrutura dos tanques, pintura com as tradicionais faixas vermelhas e brancas, desmatação das áreas envolventes e requalificação da sinalética florestal identificativa são algumas das obras que se destacam.

Sete destes pontos estão a ser recuperados no âmbito do projeto “Condomínios de Aldeia” financiado pelo Fundo Ambiental, através do PRR. As demais intervenções foram assumidas pela Câmara Municipal.

De acordo com a autarquia, estas intervenções enquadram-se no amplo trabalho que a Câmara Municipal desenvolve, ao longo do ano, na prevenção dos fogos florestais.

Este trabalho foirealizado em colaboração com os Bombeiros Voluntários, GNR/SEPNA, Juntas de Freguesia, comissões de baldios e demais agentes locais e regionais.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados