O IKFEM, festival transfronteiriço que une as margens do rio Minho, regressa à Eurocidade Valença-Tui, entre 20 e 25 de julho. Um dos destaques mais espetaculares é um concerto que decorrerá nas águas do rio Minho, com um piano a flutuar.
Em comunicado, a organização indica que, ao longo de cinco dias, a 11.ª edição do IKFEM dá destaque à “cultura portuguesa, espanhola e a brasileira, cubana e cabo verdiana”.
O festival decorre em 25 espaços de “grande valor arquitetónico e patrimonial”, entre eles a Catedral de Tui e a Fortaleza de Valença.
Outro dos momentos altos da programação de 2023 será o concerto que vai juntar em palco António Vitorino Almeida, Katia Guerreiro e Cremilda Medina, no Jardim Municipal de Valença, dia 22 de julho.
A celebrar 70 anos de carreira, o pianista faz-se acompanhar pela fadista portuguesa e pela cantora cabo-verdiana para um espetáculo sublime de fusão e lusofonia. “70 anos de carreira – Mornas & Fados” começa com um solo do maestro e será seguido pelas mornas de Cremilda Medina e os fados de Kátia Guerreiro.
Haverá ainda espaço para as cantoras, e respetivos músicos, apresentarem o seu trabalho, individualmente. “O final será apoteótico com todos em palco”, revela o IKFEM.
A novidade da 11.ª edição é a IKFEM Criativa, plataforma aberta aos talentos de Portugal e da Galiza nas diferentes áreas: música, gastronomia, dança, moda, pintura, literatura e teatro, entre outras.
Os interessados em integrar o cartaz do IKFEM devem inscrever-se online até 10 de julho.
A organização irá selecionar as melhores propostas a apresentar, a distribuição no espaço para venda, exposição e demonstração ao vivo e assegurará as condições necessárias para a boa realização das propostas.
Os candidatos de Valença e Tui terão prioridade.