A Câmara de Valença está a realizar um diagnóstico de daltonismo, nas escolas do concelho, junto dos alunos do quarto ano de escolaridade, abrangendo sete estabelecimentos de ensino.
Em comunicado, a autarquia explica que este é o segundo ano que está a implementar o programa ColorADD de rastreio e sensibilização, com a ação “Valença Ver e Sentir as Cores”.
“Este rastreio pretende identificar o daltonismo e a acuidade visual ajudando os alunos, as famílias e as escolas a encontrar as melhores estratégias de atuação”, explica o comunicado.
O daltonismo, uma condição que afeta a perceção das cores, pode ter impacto no desempenho escolar e no dia a dia das crianças, pelo que a sua identificação precoce permite adaptações pedagógicas que facilitam a aprendizagem.
“Todos os alunos abrangidos receberam um kit colorADD, para poderem fazer experiências e conhecer melhor os códigos da colorADD. Todas as escolas receberam, também, um kit digital para implementação, nas bibliotecas escolares, do programa ColorADD”, acrescenta a autarquia.
Este programa é uma iniciativa da Câmara de Valença, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho e é dinamizada pela associação ColorADD.Social e conta com a parceria do Centro Óptico Ibérico.