Valença quer saber se alunos são daltónicos

Está a ser feito diagnóstico a alunos do 4.º ano
Valença quer saber se alunos são daltónicos
Foto: CM Valença

A Câmara de Valença está a realizar um diagnóstico de daltonismo, nas escolas do concelho, junto dos alunos do quarto ano de escolaridade, abrangendo sete estabelecimentos de ensino.

Em comunicado, a autarquia explica que este é o segundo ano que está a implementar o programa ColorADD de rastreio e sensibilização, com a ação “Valença Ver e Sentir as Cores”.

“Este rastreio pretende identificar o daltonismo e a acuidade visual ajudando os alunos, as famílias e as escolas a encontrar as melhores estratégias de atuação”, explica o comunicado.

O daltonismo, uma condição que afeta a perceção das cores, pode ter impacto no desempenho escolar e no dia a dia das crianças, pelo que a sua identificação precoce permite adaptações pedagógicas que facilitam a aprendizagem.

“Todos os alunos abrangidos receberam um kit colorADD, para poderem fazer experiências e conhecer melhor os códigos da colorADD. Todas as escolas receberam, também, um kit digital para implementação, nas bibliotecas escolares, do programa ColorADD”, acrescenta a autarquia.

Este programa é uma iniciativa da Câmara de Valença, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho e é dinamizada pela associação ColorADD.Social e conta com a parceria do Centro Óptico Ibérico.

 
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