Valença promove tradicional festa da desfolhada

No próximo fim de semana, 14 e 15 de outubro, Valença promove a tradicional desfolhada na freguesia de Cerdal, com prova de vinhos novos, petiscos e pratos da gastronomia local.

A desfolhada é uma festa emblemática de outono, onde os mais velhos recordam e os mais novos descobrem uma das atividades agrícolas mais genuínas.

A festa contará com produtos da gastronomia local onde se destacarão os afamados vinhos verdes novos, o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço, o bolo do tacho e os rojões.

Além de fazer parte do ciclo da cultivação do milho, as desfolhadas eram motivo para encontro de amigos, vizinhos e familiares, numa autentica e grande festa valenciana. Esse ambiente único e genuíno será recriado em Cerdal. Os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, os sons das concertinas e as desgarradas prometem uma festa animada onde todos são convidados a descobrir a espiga rainha. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada.

O certame abre sábado, às 18:00, estando marcada a prova de vinhos novos para as 18:30. O castiço desfile da desfolhada começará às 19:30 seguido de desfolhada, encontro de concertinas e cantares ao desafio com Tiago Maroto. Domingo o certame abre às 10:00 com uma exposição de alfaias agrícolas, seguido do almoço do arroz de sarrabulho e rojões, às 12:30. A Desfolhada de 2017 encerrará com um concerto do Grupo de Cordas 6:00 às 9:00 durante a tarde.

A iniciativa é da Câmara de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados