Seguir o O MINHO

Valença

Valença ganha novo cais no Rio Minho

Recuperação da antiga pesqueira de Frades

em

Foto: CM Valença

Um novo ancoradouro foi construido em Ganfei, na Pesqueira dos Frades. A obra abrangeu, também, a recuperação da antiga Pesqueira dos Frades e a beneficiação da rampa de acesso para embarcações. Um investimento de 89 mil euros na dinamização deste espaço, em Ganfei.

A obra foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Valença e contou com um financiamento de 75%, assegurado pelo programa europeu POCTEP, através do projeto Visit Rio Minho.

O novo ancoradouro tem uma estrutura flutuante destinada à amarração e acostagem das embarcações.

A rampa para embarcações foi beneficiada, de modo a garantir o acesso, em segurança e comodidade, ao rio Minho.

A antiga pesqueira dos Frades recuperou a imponência e a dignidade original como ponto privilegiado de pesca.

Estas eram pretensões antigas da população ribeirinha e dos muitos pescadores da região.

Estas obras inseriram-se no projeto municipal de aproximação do concelho ao rio, protegendo, valorizando e potenciando este recurso natural que atravessa Valença de norte a sul, numa extensão de 22 Kms.

O novo ancoradouro pretende potenciar as atividades náuticas já praticadas na zona como o remo, a canoagem, o ski aquático e o jet ski.

Anúncio

Valença

Homem com 18 armas e 485 munições detido em operação rodoviária em Valença

Homem de 57 anos

em

Foto: DR

Um homem de 57 anos foi detido em Valença na posse de 18 armas e 485 munições proibidas, no decurso de uma operação de fiscalização rodoviária da GNR, informou hoje aquela força policial.

As armas e munições foram encontradas “dissimuladas” no interior do veículo em que seguia o homem, segundo um comunicado do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo.

“Segundo o visado, o material apreendido destinava-se à venda na feira de velharias em Valença”, referiu a Guarda Nacional Republicana.

A detenção ocorreu no domingo e entre o material apreendido encontram-se “18 armas (armas de fogo e armas brancas) e munições, algumas consideradas calibre de guerra”, lê-se no mesmo comunicado.

O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência. O caso foi encaminhado para o Departamento de Investigação e Ação Penal de Valença.

Continuar a ler

Motores

Rampa do Faro, em Valença, regressa quase 50 anos depois

Vencedor em 1970 também regressa à prova

em

Foto: Divulgação/CM Valença

Cerca de 100 carros clássicos vão participar, este sábado, da Rampa do Monte do Faro, que regressa a Valença 46 anos depois da sua última edição.

Alfa Romeo 2.000 Berlina, o Toyota Celica GT Four, Datsun 240 Z, Citroen AX Gti, o Lancia Delta HF Integrale, o MG B, Lotus Elan e Morgan serão algumas das maquinas que vão participar no evento, que atingiu a lotação máxima.

O percurso tem uma extensão total de cinco quilómetros, sempre a subir, com duas mangas de manhã e três à tarde. O evento decorrerá entre o cruzamento da Seara (Valença)/Azenhas (Ganfei) e o Santuário da Senhora do Faro.

O “Lumaro” que em 1970 ganhou a Rampa do Monte do Faro, na categoria Grupo 1, com um Cortina Lotus, vai voltar a Valença. A última edição ocorreu no ano de 1973.

Continuar a ler

Fafe

ASAE doa cerca de 1470 artigos de vestuário em Fafe e Valença

Política de Responsabilidade Social

em

Foto: DR/Arquivo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou que vai proceder, esta quarta-feira, à doação de cerca de 1470 artigos de vestuário, a duas instituições, uma de Fafe, e uma Valença.

A Santa Casa de Misericórdia de Fafe vai receber 915 unidades de vestuário, e a Associação Portuguesa de pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo – Delegação de Valença (APPACDM) outras 556.

Os bens a doar resultam de apreensões efetuadas em fiscalizações.

As cerimónias contarão com a presença dos representantes das Instituições, respetivamente, Vítor Manuel Monteiro Ferreira Leite e Helena Natércia Pinto Pereira, além do Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares