Valença está a abater eucaliptos e a plantar 100 mil árvores autóctones

Para tornar paisagem mais resiliente ao fogo
Foto: CM Valença

A Câmara Municipal de Valença está a arborizar uma área de 120 hectares, com 100 mil árvores, em 12 aglomerados, no âmbito do projeto “Condomínios de Aldeia”, depois de terem sido realizados trabalhos de desmatação e abate de eucalipto, num investimento superior a 200 mil euros.

Em comunicado, a autarquia refere que estas 100 mil árvores folhosas autóctones prometem “regenerar a paisagem florestal do concelho em freguesias como Sanfins, Gondomil, Taião, Gandra, Cerdal e Boivão”.

“Todas estas árvores estão a ser plantadas com proteção e adubagem incluída. Estas espécies são consideradas mais adequadas à nossa região e resistentes aos incêndios florestais”, refere a Câmara.

A plantação destas árvores segue-se a um “amplo trabalho de desmatação, limpeza e erradicação do eucalipto e outras exóticas e abertura e manutenção de caminhos florestais”.

No âmbito deste projeto está, também, a ser executado um parque de merendas em Gondomil.

No total de todas as intervenções programadas implicam um investimento de cerca de 575 mil euros financiados pelo Fundo Ambiental, a 100%, através do Programa de Recuperação e Resiliência, na medida “Condomínio de Aldeias”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados