A abertura do Ano Escutista do Alto Minho 2024/25 vai decorrer em Valença, no sábado, com a presença de 1.200 escuteiros, dos 26 agrupamentos do distrito, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia adianta que a receção aos participantes está marcada para as 08:30, no recinto do antigo Colégio Português, onde decorrerá, também, a cerimónia de abertura agendada para as 09:30.
As atividades, por secção, começarão às 10:00 e desenvolvem-se em vários pontos da cidade, em especial na Fortaleza. Os escuteiros estarão distribuídos em quatro seções, na cidade, de acordo com a idade, a Alcateia dos seis aos 10 anos, os Exploradores dos 10 aos 14 anos, os Pioneiros dos 14 aos 18 anos e os Caminheiros dos 18 aos 23 anos.
O “ponto alto” do dia será a parada, agendada para o Largo do Bom Jesus, em frente a estátua de São Teotónio, na Coroada, para as 17:00 e o desfile desde este ponto do centro histórico, pelas ruas Apolinário da Fonseca, Conselheiro Lopes da Silva, Ilídio do Vale até às Portas do Sol, seguindo pela avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rotunda da Trapicheira e terminando no recinto do antigo Colégio Português.
A cerimónia de encerramento está agendada para as 17:30, no recinto do antigo Colégio Português e terminará com os 1.200 participantes a interpretar a “Canção do Adeus”.
Valença recebe este grande evento do ano escutista da região no ano em que o Agrupamento 453 de Valença, do Corpo Nacional de Escutas, celebra 50 anos de existência, tendo como patrono São Teotónio.
A iniciativa é da Junta Regional do CNE e do Agrupamento 453 de Valença e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.