O Município de Guimarães celebrou, no dia 19 de dezembro de 2024, um contrato de aquisição de serviços com a empresa Vale do Ave – Transportes, Lda., no valor de 596.150,00 euros, acrescido de IVA, para assegurar o transporte escolar no concelho durante o ano de 2025.
A assinatura do contrato foi realizada entre Maria Joana Rangel da Gama Lobo Xavier, em representação do Município de Guimarães, e Joaquim Alves Salgado, gerente da Vale do Ave – Transportes, Lda, e publicada esta semana em Diário da República.
A adjudicação resulta de um concurso público, conforme decisão datada de 29 de novembro de 2024, e prevê a prestação de serviços para alunos do 1.º CEB (durante 229 dias) e do 3.º CEB (durante 58 dias), distribuídos pelos períodos letivos de janeiro a julho e setembro a dezembro.
Para garantir a execução do contrato, a empresa Vale do Ave apresentou uma caução no valor de 29.807,50 euros, correspondente a 5% do valor adjudicado, sob a forma de garantia bancária emitida pelo Banco Santander Totta, S.A.
A despesa será suportada pelo orçamento municipal, com verbas alocadas ao Departamento de Intervenção Social. O acompanhamento da execução do contrato será assegurado por um gestor designado pela Divisão de Educação, que terá como função monitorizar o cumprimento das cláusulas contratuais e a qualidade do serviço prestado.
A Vale do Ave – Transportes, Lda. tem sede em Serzedelo, Guimarães.