Vai-se pagar para entrar na “Floresta Encantada” à porta da Peneda-Gerês

Crianças até 8 anos não pagam
Foto: Floresta Encantada / Arquivo

Pela primeira vez, a “Floresta Encantada” em Arcos de Valdevez, que este ano se realiza na Porta do Mezio, uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, vai cobrar entrada.

O bilhete terá um custo de dois euros, sendo que as crianças até aos oito anos não pagam.

A Porta do Mezio estará aberta todos os dias entre as 09:30 e as 24:00, fechando nos dias 24 e 31 de dezembro.

Nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro funciona das 15:00 às 24:00.

Como O MINHO noticiou, a iniciativa esteve em risco de não se realizar devido ao excesso de visitantes, tendo mudado de local, passando da zona florestal de Travanca para a Porta do Mezio.

“De 01 de dezembro a 12 de janeiro, o evento vai iluminar a floresta, terá um trilho encantado e a aldeia natal da Porta do Mezio com um espetáculo de luzes que irá encantar quem passar por lá. Além da deslumbrante decoração natalícia, os visitantes poderão desfrutar de diversas atrações, como o Mercado de Natal, onde produtos típicos, artesanato e iguarias sazonais estarão à disposição de quem quiser levar uma recordação ou uma prenda de Arcos de Valdevez para casa e para quem mais gosta”, anunciou a Câmara de Arcos de Valdevez.

A “Floresta Encantada” abrirá no dia 01 de dezembro e encerrará no dia 12 de janeiro.

Iniciativa tem sido um sucesso

Em 2021, na primeira vez que a floresta da Travanca se iluminou, a Junta de Freguesia de Cabana Maior explicou que a iniciativa surgia numa “fase de recuperação de toda esta área florestal Travanca/Mezio, com reflorestação de mais 50.000 árvores”.

Em 2022, foi inaugurado um trilho de 400 metros para ser feito a pé, “para aproveitar a experiência”, numa caminhada que demora cerca de 40 minutos.

Já no ano passado, em fim de semana prolongado, como O MINHO deu conta, o local recebeu uma “avalanche de pessoas”, ficando o acesso “incontrolável”.

“As filas estenderam-se por vários quilómetros e obrigaram a retirar alguns carros mal estacionados nas bermas da estrada”, referia a Junta de Freguesia.

De acordo com a organização, no ano passado visitaram a “Floresta Encantada” cerca de 72 mil pessoas, enquanto as estimativas para este ano são de 100 mil.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x