O Município de Monção e o AECT Rio Minho celebraram, na manhã desta segunda-feira, em As Neves (Galiza), a assinatura de dois protocolos de colaboração com a Deputação de Pontevedra para a elaboração do projeto de execução da futura ponte pedonal internacional que ligará As Neves (Galiza) a Monção (Portugal), foi hoje anunciado.
O custo total do projeto ronda os 100.000 euros, sendo dividido em partes iguais entre as duas entidades financiadoras: a Deputação de Pontevedra e o Município de Monção, que assumem, cada um, 50% do investimento.
“Esta iniciativa representa mais um passo concreto no reforço da cooperação transfronteiriça no território do rio Minho, promovendo a mobilidade sustentável, o lazer e a valorização ambiental”, conforme refere a autarquia de Monção, em comunicado.
O vereador da Câmara Municipal de Monção, Agostinho Correia, destacou a importância da futura ponte como elo de ligação entre dois “territórios irmãos, unidos por uma história comum, uma cultura partilhada e um forte espírito de cooperação”.
“Este projeto reforça a proximidade entre Monção e As Neves e irá permitir a ligação direta da ecopista do Rio Minho, na zona de lazer do Landre, na freguesia da Bela, às Neves, alavancando novas dinâmicas de mobilidade suave, turismo sustentável e valorização ambiental, numa lógica de partilha, cooperação e desenvolvimento conjunto”, disse, citado em comunicado.
A elaboração do projeto de execução será acompanhada de perto pelos serviços técnicos da Deputação de Pontevedra e do Município de Monção, com o objetivo de avançar “rapidamente para a fase seguinte e garantir que a ponte se torne uma realidade a curto prazo”.
Com esta iniciativa, o Município de Monção e o AECT Rio Minho reafirmam a sua “missão de promover projetos conjuntos que beneficiem as populações do território e reforcem os laços entre Portugal e a Galiza, numa lógica de proximidade, cooperação e desenvolvimento sustentável”.