Arquivo

Vai nascer uma ecovia de quatro quilómetros entre as praias fluviais de Vila Verde

Inserida na Ecovia do Cávado / Homem
Vai nascer uma ecovia de quatro quilómetros entre as praias fluviais de vila verde

O Município de Vila Verde lançou a concurso público empreitadas de execução de dois troços da Ecovia do Cávado e Homem, que estabelecem a ligação entre as praias fluviais do Faial, na Vila de Prado, e a do Mirante, em Soutelo (2.45 km), e entre esta e a de Porto Carrero (1.3 km), também em Soutelo, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia refere que estas novas empreitadas “representam uma primeira fase de concretização, no território do concelho de Vila Verde, de uma infraestrutura âncora para a coesão territorial dos seis concelhos envolvidos neste projeto intermunicipal da CIM Cávado e para a promoção e desenvolvimento das elevadas potencialidades turísticas das zonas ribeirinhas dos rios Cávado e Homem.

Complementarmente a estas obras estruturantes para o desenvolvimento do concelho de Vila Verde e da região, encontra-se já em fase de execução a ponte pedonal sobre o rio Homem, que liga os concelhos de Vila Verde e Amares, sendo que o conjunto das três intervenções, ultrapassam 1,5 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários.

Os trabalhos a executar na construção destes troços da Ecovia do Cávado visam a “promoção do turismo e da economia da região, bem como da qualidade de vida das populações, em especial das freguesias pelos mesmos percorridas”.

“Estas vias vão permitir aos utilizadores uma mobilidade segura e sustentável, aproximando a população às zonas ribeirinhas, modernizando o concelho e tornando-o ainda mais atrativo”, refere a mesma nota.

O percurso do rio Cávado (ERC) liga Esposende ao concelho de Amares, passando por Vila Verde, com uma extensão de 55 quilómetros, e o percurso do rio Homem (ERH) tem uma extensão de 20 quilómetros, ligando a Ecovia do rio Cávado a Terras de Bouro.

O oresidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, considera que “o avanço destes dois troços da Ecovia do Cávado e Homem é o primeiro passo, no território concelhio, da concretização de um projeto intermunicipal de grande relevo para a valorização das enormes potencialidades dos rios Cávado e Homem e para a colocação das zonas ribeirinhas efetivamente ao serviço do bem-estar e da qualidade de vida das populações”.

O mesmo edil refere que “apesar das dificuldades que sempre surgem em projetos desta natureza e magnitude, nomeadamente no tocante à negociação de terrenos com os respetivos proprietários, a Ecovia é um projeto para concretizar, na sua plenitude, a médio prazo, na medida em que representa uma mais-valia para o desenvolvimento do turismo e da economia da região”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dgs confirma dois novos casos positivos no hospital de santa maria

DGS confirma dois novos casos positivos no Hospital de Santa Maria

Próximo Artigo
Fafe com obras de 13 milhões para ajudar a economia a recuperar

Fafe com obras de 13 milhões para ajudar a economia a recuperar

Artigos Relacionados