Seguir o O MINHO

Braga

Vai nascer um novo movimento cívico em Braga

em

Um novo movimento cívico está a nascer na cidade de Braga, depois de, em 2013, o movimento Cidadania em Movimento, liderado por Inês Barbosa, se ter apresentado a votos nas eleições autárquicas, onde obteve 5.072 votos (5,32% do total) .

De acordo com declarações de Luís Cunha à RUM, um conjunto de cidadãos, sem ligações partidárias, uniu-se com o objetivo de discutir a cidade e a região.

“A ideia deste movimento é justamente a de incrementar a participação cidadã e a participação cívica na sociedade e também na região. Seja através de debates onde se possa discutir a cidade e o país, seja através de outras iniciativas que possam de alguma maneira trazer os cidadãos para participar na vida coletiva”, afirmou o recente candidato nas legislativas, pelo Livre/ Tempo de Avançar, que já integrou, de igual forma, o grupo Cidadania em Movimento.

Declaracoes audio AÚDIO Declarações de Luís Cunha  à RUM

De acordo com o professor universitário, é importante dizer às pessoas que há um espaço público, que há um território que podem usar e que o podem usar para mudar alguma coisa.

“Dá a impressão, por vezes, que o centro comercial se tornou o centro da vida coletiva, e não pode ser assim, temos que nos encontrar noutros lugares também. Nós temos que conversar sobre o que queremos para a cidade, e podemos fazer isso fora do círculo eleitoral. A cidade não tem que ser discutida de quatro em quatro anos, ela tem que ser discutida todos os dias”, sublinha.

Este novo movimento quer, a partir da criação de encontros e debates, encontrar novas formas de contribuir para que a cidade seja mais próxima daquilo que a população deseja.

O grupo juntou-se na passada sexta-feira, para discutir os avanços do projeto.

EM FOCO

Populares