A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de procedimento concursal para a construção de um novo edifício destinado à criação do CNIAM – Centro para a Nova Indústria do Alto Minho, localizado em Guilhadeses, junto ao InovArcos – Centro de Inovação e Conhecimento, com um valor base de 2,7 milhões de euros, foi hoje divulgado.
O novo edifício fará parte de um “conjunto com arquitetura industrial, mantendo um estilo parecido em termos de forma, alinhamento e altura”.
Será construído em dois pisos, com uma área de implantação de 1.440 m² e uma área total de construção de 2.685 m².
Recorde-se que, para o desenvolvimento deste projeto, foi celebrado um protocolo entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Município de Arcos de Valdevez (MAV) e a Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM).


O IPVC, em parceria com a CMAV e a ACIBTM, irá promover no CNIAM diversas atividades de educação e trabalho científico, investigação, desenvolvimento e inovação. Estão também previstas formações de vários níveis, como Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas, Formação Avançada e Pós-Graduações.
O centro contará com um laboratório de novas tecnologias nas áreas da maquinação, impressão 3D e robótica.
O IPVC disponibilizará ao CNIAM recursos humanos e tecnológicos avançados (trabalho docente, científico e laboratorial) e será responsável por conceber, organizar, promover, coordenar e avaliar todas as atividades do centro nas vertentes formativa, científica e pedagógica.
Para o Município, este centro representa uma “aproximação entre o mundo científico e o mundo empresarial”.
“Trata-se de um passo muito importante para o concelho e para a região, uma vez que estão reunidas as condições para prestar serviços de valor acrescentado às empresas já instaladas e para atrair novos investimentos para o território”, refere a autarquia, em comunicado.