Vai nascer um centro de inovação industrial no Alto Minho

Investimento de 2,7 milhões
Vai nascer um centro de inovação industrial no alto minho
Foto: CM Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de procedimento concursal para a construção de um novo edifício destinado à criação do CNIAM – Centro para a Nova Indústria do Alto Minho, localizado em Guilhadeses, junto ao InovArcos – Centro de Inovação e Conhecimento, com um valor base de 2,7 milhões de euros, foi hoje divulgado.

O novo edifício fará parte de um “conjunto com arquitetura industrial, mantendo um estilo parecido em termos de forma, alinhamento e altura”.

Será construído em dois pisos, com uma área de implantação de 1.440 m² e uma área total de construção de 2.685 m².

Recorde-se que, para o desenvolvimento deste projeto, foi celebrado um protocolo entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Município de Arcos de Valdevez (MAV) e a Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM).

O IPVC, em parceria com a CMAV e a ACIBTM, irá promover no CNIAM diversas atividades de educação e trabalho científico, investigação, desenvolvimento e inovação. Estão também previstas formações de vários níveis, como Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas, Formação Avançada e Pós-Graduações.

O centro contará com um laboratório de novas tecnologias nas áreas da maquinação, impressão 3D e robótica.

O IPVC disponibilizará ao CNIAM recursos humanos e tecnológicos avançados (trabalho docente, científico e laboratorial) e será responsável por conceber, organizar, promover, coordenar e avaliar todas as atividades do centro nas vertentes formativa, científica e pedagógica.

Para o Município, este centro representa uma “aproximação entre o mundo científico e o mundo empresarial”.

“Trata-se de um passo muito importante para o concelho e para a região, uma vez que estão reunidas as condições para prestar serviços de valor acrescentado às empresas já instaladas e para atrair novos investimentos para o território”, refere a autarquia, em comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Comprar bilhetes de transportes públicos em viana vai ser mais fácil

Comprar bilhetes de transportes públicos em Viana vai ser mais fácil

Próximo Artigo
Governo disponível para alterações às leis da nacionalidade e estrangeiros

Governo disponível para alterações às leis da nacionalidade e estrangeiros

Artigos Relacionados