O Aeródromo Municipal de Braga, sito em Palmeira, vai acolher um centro de formação para profissionais do setor da aviação, a construir pela empresa IFA – Instituto de Formação Aeronáutica, Lda.
Para o efeito, a Câmara propõe-se ceder um terreno com 1075 m², na modalidade de direito de superfície e por 25 anos, assunto que será debatido e votado segunda-feira, em reunião do Executivo.
O projeto visa a instalação de um centro no aeródromo, para as áreas da formação de pilotos, de técnicos de manutenção de aeronaves (TMA) e de outros profissionais da aviação, como tripulantes de cabina (hospedeiras).
Entretanto, e na mesma reunião, será votada a compra de um terreno, sito na Rua do Carregal, n.º 62, freguesia de Palmeira, com a área de 4.026 m2, pelo valor de 359 mil euros), com vista ao alargamento do Aeródromo Municipal de Braga, conforme informação técnica dos serviços municipais, que tem em conta a salvaguarda da necessidade futura de alargamento dos limites do aeródromo
A criação do centro de formação vai implicar que o Aeródromo passe a ser de classe 2, processo ainda em curso, e que justifica a compra do terreno.
Iniciativa é de interesse público
A proposta diz ser do interesse público municipal a constituição de um direito de superfície a favor da firma, “considerando que se propõe construir, instalar e explorar, a expensas próprias, um centro de formação aeronáutica, comprometendo-se à prossecução de fins de utilidade pública e de interesse municipal”.
O documento diz ainda que “a constituição do direito de superfície salvaguarda o interesse público, permitindo ao Município manter a titularidade do solo, ao mesmo tempo que fomenta a valorização e o aproveitamento do património municipal, através da dinamização da economia local”.
Acrescenta que foi efetuada a devida avaliação do prédio e restante parcela de terreno, que determinou em 3.386 euros o valor anual do direito. O protocolo de cedência salienta que, se o investimento da IFA não se concretizar, o terreno volta para a posse da autarquia.
A empresa em causa tem já duas bases de voo, uma na sede, no aeródromo de Tires, em Lisboa, e outra, um centro de formação, no aeródromo de Viseu, em Abraveses.
Dispõe de uma frota de 27 aeronaves e de dois simuladores de voo. A IFA, fundada em 1998, é uma Organização Aprovada de Treino com inúmeros cursos certificados.
O grupo integra, ainda, a IFA Industries, fundada em 1979, que tem um larguíssimo historial na manutenção de aeronaves em Portugal, e que se dedica à formação de técnicos de manutenção de aeronaves.