Vai nascer no aeródromo de Braga um centro de formação de pilotos, mecânicos e tripulantes de cabina

Câmara compra terreno para ampliar estrutura
Vai nascer no aeródromo de braga um centro de formação de pilotos, mecânicos e tripulantes de cabina
Foto: Ilustrativa / Lusa / Arquivo

O Aeródromo Municipal de Braga, sito em Palmeira, vai acolher um centro de formação para profissionais do setor da aviação, a construir pela empresa IFA – Instituto de Formação Aeronáutica, Lda.

Para o efeito, a Câmara propõe-se ceder um terreno com 1075 m², na modalidade de direito de superfície e por 25 anos, assunto que será debatido e votado segunda-feira, em reunião do Executivo.

O projeto visa a instalação de um centro no aeródromo, para as áreas da formação de pilotos, de técnicos de manutenção de aeronaves (TMA) e de outros profissionais da aviação, como tripulantes de cabina (hospedeiras).

Entretanto, e na mesma reunião, será votada a compra de um terreno, sito na Rua do Carregal, n.º 62, freguesia de Palmeira, com a área de 4.026 m2, pelo valor de 359 mil euros), com vista ao alargamento do Aeródromo Municipal de Braga, conforme informação técnica dos serviços municipais, que tem em conta a salvaguarda da necessidade futura de alargamento dos limites do aeródromo

A criação do centro de formação vai implicar que o Aeródromo passe a ser de classe 2, processo ainda em curso, e que justifica a compra do terreno.

Iniciativa é de interesse público

A proposta diz ser do interesse público municipal a constituição de um direito de superfície a favor da firma, “considerando que se propõe construir, instalar e explorar, a expensas próprias, um centro de formação aeronáutica, comprometendo-se à prossecução de fins de utilidade pública e de interesse municipal”.

O documento diz ainda que “a constituição do direito de superfície salvaguarda o interesse público, permitindo ao Município manter a titularidade do solo, ao mesmo tempo que fomenta a valorização e o aproveitamento do património municipal, através da dinamização da economia local”.

Acrescenta que foi efetuada a devida avaliação do prédio e restante parcela de terreno, que determinou em 3.386 euros o valor anual do direito. O protocolo de cedência salienta que, se o investimento da IFA não se concretizar, o terreno volta para a posse da autarquia.

A empresa em causa tem já duas bases de voo, uma na sede, no aeródromo de Tires, em Lisboa, e outra, um centro de formação, no aeródromo de Viseu, em Abraveses.

Dispõe de uma frota de 27 aeronaves e de dois simuladores de voo. A IFA, fundada em 1998, é uma Organização Aprovada de Treino com inúmeros cursos certificados.

O grupo integra, ainda, a IFA Industries, fundada em 1979, que tem um larguíssimo historial na manutenção de aeronaves em Portugal, e que se dedica à formação de técnicos de manutenção de aeronaves.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Fazia mais de 60 km todos os dias para vender droga em braga

Fazia mais de 60 km todos os dias para vender droga em Braga

Próximo Artigo
Portugal acaba 'top 10' na estafeta mista do europeu de btt em melgaço

Portugal acaba 'top 10' na estafeta mista do Europeu de BTT em Melgaço

Artigos Relacionados