Está a nascer na Póvoa de Lanhoso uma fábrica de carregadores elétricos que vai criar 50 empregos

Projeto. Imagem: DR

O Grupo Petrotec vai construir uma nova fábrica de carregadores elétricos rápidos e ultrarrápidos, na Póvoa de Lanhoso, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a empresa de Guimarães, que atua na área de construção de bombas de gasolina, adianta que se trata de um investimento de quatro milhões de euros que vai criar, aproximadamente, 50 empregos, “no curto prazo”.

Esta nova fábrica pretende reforçar “a empresa como uma referência também no setor da mobilidade sustentável”, sendo que “vai fabricar equipamentos para a startup do Grupo, a Hellonext, mas também vai fornecer outros importantes parceiros comerciais”.

O início da produção desta que é a 5.ª fábrica do Grupo Petrotec está previsto para o segundo semestre deste ano, com a expectativa de que 90% da produção seja destinada à exportação.

Filiais em oito países

Desde a sua fundação, em 1983, o Grupo Petrotec emergiu como “líder europeu na produção de equipamentos e serviços para a indústria de combustíveis”.

Com capitais 100% portugueses, filiais em oito países e representação em 84 países de quatro continentes, a empresa tem mais de 1.200 trabalhadores, sendo o parceiro industrial e tecnológico de algumas das maiores companhias e retalhistas do mundo, com equipamentos instalados em mais de 200.000 estações de serviço.

Mas, desde o final de 2018, que o Grupo Petrotec passou a estar posicionado em toda a cadeia de valor da mobilidade, com a marca Hellonext a assumir e a materializar a estratégia de transição para um novo paradigma energético, ao disponibilizar ao mercado uma vasta gama de soluções inovadoras e sustentáveis nas áreas do carregamento de veículos elétricos, do hidrogénio verde e dos recursos energéticos distribuídos.

Três mil carregadores por ano

“As obras estão em curso e a decorrerem de acordo com o plano delineado”, aponta Nuno Cabral, CEO do Grupo Petrotec, citado no comunicado enviado a O MINHO.

Segundo o mesmo responsável, “numa primeira fase, a unidade vai estar preparada para fabricar, anualmente, 3.000 carregadores rápidos e ultrarrápidos, na sua maioria, destinados a mercados como o Reino Unido, Espanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Estónia, Islândia, Lituânia e Roménia”.

Nuno Cabral, CEO do Grupo Petrotec. Foto: DR

A fábrica que está a ser instalada em Póvoa de Lanhoso tem, também, como objetivo acelerar o posicionamento da Hellonext como uma das principais marcas europeias do sector.

“É nossa aspiração, no horizonte de 2030, ocupar uma posição central no panorama europeu de carregadores elétricos ultrarrápidos para veículos. Uma nova unidade industrial, é um passo decisivo nesse sentido, na medida em que nos facilita uma capacidade de resposta mais célere ao mercado”, sublinha Hugo Rigor, Diretor Geral da Hellonext.

Este é um projeto que beneficia de uma parceria estratégica entre o Grupo Petrotec e a multinacional de Taiwan, Zerova, para o co-desenvolvimento e a distribuição de carregadores para veículos elétricos. Em termos de equipamentos, por exemplo, está prevista a gradual incorporação de tecnologias do Grupo Petrotec que são referência de mercado, como sistemas de pagamento, gestão de conteúdos, gestão de frota e comunicação com o ponto de venda (POS), entre outros.

Sobre a Hellonext

A Hellonext é uma empresa do Grupo Petrotec fundada em 2018 para materializar a estratégia de transição do grupo para o fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis, no contexto de um novo paradigma energético, aplicando o seu conhecimento único nas áreas do carregamento de veículos elétricos e do hidrogénio verde.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x