Vai nascer em Celorico de Basto a “Quinta das Camélias”

Autarquia assinou protocolo com a Ciência Viva

Celorico de Basto vai celebrar um protocolo com a Ciência Viva para criar no concelho a “Quinta das Camélias”, um projeto pedagógico e científico visitável pelo público, foi hoje revelado.

“É a partir desta 20.ª edição [da Festa das Camélias] que vamos dar o impulso científico, artístico e económico necessário à camélia, para que este concelho seja motivo de visita ao longo de todo o ano, com múltiplas possibilidades para os turistas”, afirmou o presidente da câmara, José Peixoto Lima.

Falando na apresentação do evento agendado para os dias 14, 15 e 16 de março, sinalizou que a “Quinta Ciência Viva das Camélias” será concebida como “um espaço de contacto com o conhecimento”.

O projeto vai funcionar nos jardins em torno da Biblioteca Municipal Professor Marcelo Rebelo de Sousa, onde será criado um edifício de raiz para centro interpretativo, mas também nos jardins do centro da vila.

“Queremos ter aqui a maior coleção de camélias da Europa, com todas as variedades que existem no mundo”, acentuou, prometendo uma exposição permanente “estimuladora de experiências educativas multissensoriais”, incluindo ações de formação e oficinas de investigação experimental.

O espaço contará, ainda, com um laboratório ligado à planta e aos seus subprodutos.

“Será um espaço de conhecimento para a economia local criar riqueza a partir da planta”, avançou o presidente da câmara.

Assinalou, ainda, que o projeto tem estado a ser trabalhado há cerca de dois anos e o acordo com a Ciência Viva, a formalizar durante o evento, dará apoio técnico nas “questões de interatividade e da própria cultura”, complementado o que já está a ser trabalhado, cientificamente, com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e, artisticamente, com a Cooperativa Árvore, no âmbito de parcerias com aquelas entidades.

“Estamos a trabalhar em conjunto para implementar este projeto grandioso”, referiu, indicando haver “um conjunto vastíssimo de pequenos e grandes projetos que vão ser implantados no local”.

A Festa Internacional das Camélias, que cumpre em 2025 a sua 20.ª edição, deverá contar com um número recorde de expositores e visitantes estrangeiros, sobretudo de Espanha, Brasil e França, prevê a organização, destacando a dimensão internacional do evento.

A Quinta do Prado, junto aos Paços do Concelho, onde se realiza a festa, verá este ano alargada a sua área de refeições, para responder melhor ao número crescente de visitantes, incluindo muitas centenas que chegam em excursões.

Uma exposição de camélias com centenas de exemplares de diferentes tipos, baile das camélias, murais de camélias, mercado de camélias, desfile rainha das camélias, animação de rua, desfile temático envolvendo a comunidade local e batalha de flores são alguns dos momentos que preencherão aquele fim de semana.

Simultaneamente, a vila minhota estará decorada com milhares de camélias, que poderão ser vistas nos jardins, janelas e varandas dos edifícios, além das montras dos estabelecimentos comerciais que se associam ao espírito do evento. Também haverá visitas guiadas aos jardins centenários espalhados pelo concelho.

“Diria que não há quase ninguém em Celorico de Basto que não viva intensamente esta festa, que transmite uma imagem de grandiosidade e atrai tantas pessoas de fora do concelho”, rematou.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados