Braga
Vai nascer em Braga um ‘resort’ com o maior Aquaparque da Península Ibérica
Investimento de milhões em 33 hectares na Confeiteira
em
Por
Luís MoreiraUm investimento de vários milhões que vai atrair milhares de pessoas. E que passa pela construção e exploração de um resort, que inclui Aquaparque, hotel, parque temático de diversões – do tipo da antiga Bracalândia, mas para melhor – e zonas desportivas e de lazer.
É este o projeto que um grupo de investidores de Braga, com apoio de fundos internacionais vai concretizar em 33 hectares de terreno, na Confeiteira, à saída da cidade: “É um projeto estruturante, de dezenas de milhões de euros que criará mais de mil postos de trabalho. E é para arrancar este ano”, revelou a O MINHO um dos seus promotores, Ricardo Oliveira, da RSO Architecture.
O arquiteto salienta que o empreendimento será feito por fases, e totalmente concretizado por capital privado, sem apoios públicos ou europeus. Os terrenos, 33.200 m2, da chamada Quinta da Torre e que pertenciam ao Millenium BCP, situam-se junto da antiga pedreira e do edifício da antiga adega cooperativa, estão garantidos.
Confinam, a Norte, com os reservatórios de água da cidade e extendem-se até próximo do seminário de Montariol. A iniciativa – afiança – não colide com o Plano Diretor Municipal onde está como zona de equipamento.
O maior aquaparque da Península
Explicitando o projeto, adiantou que o aquaparque será o maior da Península Ibérica e o maior a sul de Paris, com estrutura de dupla função: ao ar livre, no verão, e numa enorme piscina coberta, nas restantes épocas do ano.
Disse que os promotores, ainda, não decidiram qual a configuração final da unidade hoteleira: “executaremos a obra por fases. Só vias de ligação públicas, entre as quais a do prolongamento da avenida do estádio são sete. A que acrescem as vias internas”.
A primeira fase – sublinhou – começa, precisamente, pelas infraestruturas, incluindo as elétricas e de água e saneamento: “divulgaremos os detalhes quando houver discussão pública”, frisou.
O primeiro passo para o arranque do projeto é o da aprovação da proposta de Delimitação de Unidade de Execução, nos termos do PDM, que já entrou nos Serviços de Urbanismo da Câmara, a qual, após análise técnica, será levada à reunião de vereadores. Se for aprovado, abrir-se-á um período de discussão pública de 20 dias úteis. Divulgados os resultados da discussão pública, volta à Câmara para aprovação final.
Em paralelo foi igualmente submetido um pedido de Reconhecimento de Interesse Público Estratégico, de novo em votação na Câmara, que envia a versão final para a Assembleia Municipal para deliberação.
CDU perguntou em reunião
O assunto veio a público na última reunião de Câmara, através da vereadora da CDU, Bárbara Barros, que perguntou se o projeto estava aprovado. O presidente, Ricardo Rio respondeu que estava em análise na Divisão de Urbanismo, tutelada pelo vereador Miguel Bandeira.
A propósito do projeto, Ricardo Oliveira salientou que a RSO Architecture, com escritórios em Braga e nos Estados Unidos, executou um idêntico nos Estados Unidos da América, onde se notabiliza pela sua grande qualidade e sucesso: “Este exemplo ajudou a captar investidores”, disse, sublinhando que a iniciativa está em preparação há dois anos.
Leia Também
-
Família de operário morto em acidente de trabalho em Braga espera há 4 anos por indemnização
-
GNR apanha vários condutores em excesso de velocidade na estrada entre Braga e Famalicão
-
Bombeiros Sapadores de Braga resgataram 246 animais no ano passado
-
Covid coloca seis turmas de agrupamento escolar de Braga em isolamento
-
UMinho é das universidades mais sustentáveis do mundo
-
António Pedro Peixoto não é candidato no SC Braga
Patrocinado
Reportagens da Semana
2020. O ano em que o turismo travou a fundo
Turismo
A feira de Barcelos nos anos 50 por um dos mais importantes fotógrafos portugueses
Artur Pastor retratou "a maior mostra regional susceptível de ver em Portugal"
Os bairros esquecidos de Guimarães
Reportagem
Populares
-
GuimarãesHá 1 dia
Morreu Virgínia Coutinho, de Guimarães, nome maior do marketing digital em Portugal
-
BragaHá 1 dia
Família procura homem de 60 anos desaparecido em Braga
-
BragaHá 2 dias
Despiste faz três feridos em Braga. Carro só parou no rio Este
-
PaísHá 10 horas
Vem aí a depressão Lola e traz chuva, vento forte e trovoada