Arquivo

Jovens e idosos vão ter um local para trocar ideias em Braga

Jovens e idosos vão ter um local para trocar ideias em braga
Foto: CM Braga

Os oito projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Braga 2022/2023 foram apresentados hoje e o mais votado prevê a criação de um espaço para promover a ligação entre jovens e idosos.

Os projetos vencedores são os seguintes: Espaço de Aprendizagem Intergeracional (Guisande e Oliveira S. Pedro); Uma Capela para Tod@s (Padim da Graça); De Pequenino…Se Protege o Pepino (Ferreiros e Gondizalves); Sequeira Digital (Sequeira); Requalificação da Capela de Nossa Senhora das Neves e de São Gonçalo (Arentim e Cunha); Projecto Fronteira (Priscos); Obras de Recuperação do Interior do Edifício da Igreja Paroquial de Santa Maria da Aveleda (Celeirós, Aveleda e Vimieiro); e Espaço das Associações (Tebosa).

Com 1.297 votos, o projeto mais votado recebeu um montante de 85.000 para reorientar um espaço físico já existente.

“O projeto tem como principais destinatários os jovens e os seniores da comunidade de Guisande e Oliveira São Pedro, tendo como base a importância que as relações sociais têm no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos jovens numa correlação direta com aqueles que são portadores de experiências vividas com a marca indelével da sabedoria: os seniores. Neste sentido, e para materializar este projeto, existe, como princípio orientador, a criação de um espaço físico, num edifício já existente, que promova este intercâmbio de experiências”, lê-se na sinopse apresentada a votação.

Jovens e idosos vão ter um local para trocar ideias em braga
Foto: CM Braga

O OP contou, este ano, com 89 projetos apresentados, dos quais 40 passaram à fase de votação. Os participantes registados foram 12.846 participantes e o número de votantes 10.468. A Câmara Municipal alocou ao OP o valor global de 650 mil euros.

Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, esta edição do OP premiou projetos dispersos por todo o território e heterogéneos no que diz respeito às áreas de intervenção. “Estamos com esta iniciativa a dar voz aos cidadãos, a envolver as estruturas locais e a enriquecer a ação da gestão pública”, referiu, salientando que mesmo os projetos que não vencem podem, pelo seu mérito e pertinência, merecer a atenção do Município e vir a realizar-se no futuro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Viana tem 8 'praias de ouro', esposende tem seis e caminha três. No minho, são 22

Viana tem 8 'praias de ouro', Esposende tem seis e Caminha três. No Minho, são 22

Próximo Artigo
Neste campo em vila verde vai nascer um posto de combustível

Neste campo em Vila Verde vai nascer um posto de combustível

Artigos Relacionados