A Águas do Norte anunciou, esta terça-feira, em comunicado, que vai iniciar “muito em breve” a empreitada que vai levar água da rede pública à população residente na União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela, em Famalicão. O investimento ronda os 4,7 milhões de euros.
Decorreu ontem, na sede da União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela, uma cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada.
Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, o vereador do Ambiente da Câmara de Famalicão, Hélder Pereira, a vice-presidente do Conselho de Administração das Águas do Norte, Fernanda Lacerda, e o presidente da referida União de Freguesias, Bernardino Martins.
A obra inclui não só a construção por parte da Águas do Norte das infraestruturas em “alta”, que permitirão a respetiva ligação ao subsistema de abastecimento de água do Cávado, com origem na ETA de Areias de Vilar, em Barcelos, assim como a instalação pelo Município de Vila Nova de Famalicão da rede de distribuição de água, em “baixa”, à população residente na União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela.
O investimento em causa, com o valor total de cerca 4,7 milhões de euros, dos quais 3,7 milhões de euros serão suportados pela Águas do Norte e cerca de um milhão de euros pelo Município, adjudicado à empresa MCA – Manuel Couto Alves, S.A, de Guimarães.
De acordo com a Águas do Norte, a obra tem um prazo de execução de 539 dias e vai permitir o “aumento da cobertura de abastecimento de água, assim como a resolução definitiva de alguns problemas de fiabilidade que atualmente se verificam no abastecimento de água a este município, reforçando o abastecimento de água às comunidades locais”.
O investimento em “alta”, a realizar no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal, inclui a construção de cerca de 12 quilómetros de condutas adutoras e respetivas estações elevatórias, assim como a construção dos reservatórios de Torre de Cima e de Paço, com cerca de 400 metros cúbicos de capacidade cada.
No que diz respeito ao investimento em “baixa”, a realizar pela Câmara de Famalicão prevê a instalação de cerca nove quilómetros de rede de distribuição de água, 220 ramais domiciliários e 17 marcos de incêndio.
Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte e o Município de Vila Nova de Famalicão pretendem “resolver os problemas de abastecimento de água a uma parte significativa da população residente neste Município, e a possibilidade de a mesma usufruir de um melhor serviço público de abastecimento de água o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida”.
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, “reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em ‘alta’ (prestados aos Municípios) e em ‘baixa’ (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente”.