Seguir o O MINHO

Guimarães

Vai a sepultar amanhã homem atropelado de bicicleta em Guimarães

Óbito

em

Foto: DR

O homem de 60 anos que morreu atropelado de bicicleta na passada segunda-feira em Guimarães será sepultado esta quinta-feira na freguesia de Serzedelo, naquele concelho, de onde era natural.


O funeral de Mário Mendes de Oliveira está marcado para as 10:30 na Igreja Paroquial de Serzedelo.

Mário Oliveira era natural de Serzedelo, mas residia na freguesia vizinha de Guardizela, onde acabaria por perder a vida.

Ciclista morre atropelado em Guimarães

Ao que O MINHO apurou, era uma pessoa conhecida e querida nas duas freguesias, onde o recordam como um homem bem disposto.

Costumava deslocar-se de bicicleta e prestava apoio no centro social de Guardizela.

Como O MINHO noticiou, Mário Oliveira morreu atropelado, na manhã de segunda-feira, quando seguia de bicicleta na Estrada Nacional 310, de acesso à VIM, em Guardizela, Guimarães.

Foi abalroado por uma viatura de transporte de mercadorias.

O óbito foi declarado no local.

Anúncio

Guimarães

Guimarães Jazz em risco após aumento de casos no concelho

Concertos da 7ª edição do Westway Lab passam para o online

em

Seiva. Foto: Rita Carmo

A Autoridade de Saúde deu parecer negativo à realização de concertos com presença de público, no âmbito do Westway LAB. Também o Guimarães Jazz, que se realiza em novembro, corre risco de não se realizar nos moldes tradicionais.

A Oficina, submeteu à Proteção Civil Municipal toda a documentação exigida, no entanto, tendo em consideração a atual situação epidemiológica do concelho de Guimarães, a Autoridade de Saúde desaconselhou a realização das atividades com público, apesar do plano de contingência apresentado pel’A Oficina “cumprir todas as normas emitidas pela DGS”.

Recorde-se que um espetáculo de stand-up, com Hugo Sousa, Nilton e A Pipoca Mais Doce, na noite de sábado, dia 10, que teve quase mil pessoas na plateia, gerou muita polémica, principalmente nas redes sociais. Em reação, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, suspendeu todos os espetáculos no concelho.

Na sequência deste incidente teve lugar uma reunião extraordinária da Proteção Civil Municipal, que decorreu na passada terça-feira, em que ficou estipulado que todos os eventos, mesmo cumprindo as normas legais em vigor, teriam de se submeter a um parecer prévio da Autoridade de Saúde. Para o efeito, as organizações ficaram, desde esse momento, obrigadas a remeter o pedido à Unidade de Saúde Pública com 10 dias de antecedência.

Desde logo, ficou em risco a realização do Westway LAB que arrancava nesse mesmo dia, com uma conferência e tinha o primeiro concerto anunciado para o dia seguinte.

Em comunicado, A Oficina anuncia que devido a esta decisão os concertos com a presença de público, no âmbito da 7.ª edição deste evento, bem como a sessão do Cineclube de Guimarães agendada para domingo, foram cancelados.

Os concertos vão ter transmissão digital através das redes sociais.

A devolução do valor dos bilhetes poderá ser efetuada nos locais habituais de venda de ingressos d’A Oficina.

Em comunicado, a entidade “lamenta o sucedido e compromete-se a continuar a garantir, como principal prioridade, a salvaguarda da saúde e segurança de todos os intervenientes nas atividades por si organizadas”.

Fica agora em dúvida a realização da 29.ª edição do Guimarães Jazz, agendada para de 12 a 21 de novembro.

Continuar a ler

Guimarães

Parlamento homenageia ex-governador civil de Braga. “Homem frontal e de convicções”

Histórico dirigente do PSD de Guimarães faleceu no dia 8

em

Foto: CM Guimarães

O parlamento homenageou hoje o dirigente histórico do PSD Fernando Ribeiro da Silva, um “homem frontal e de convicções profundas, político de enormes autenticidade e carácter”.

Os deputados aprovaram, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pela bancada do PSD, em que se recorda o percurso pessoal e político do ex-governador civil de Braga.

“Discreto e sem ambição de protagonismo, amigo de Eurico de Melo e de Aníbal Cavaco Silva, foi decisivo na eleição deste como presidente do PSD, em 1985”, lê-se no texto aprovado.

Morreu antigo governador civil de Braga e histórico social-democrata de Guimarães

Fernando Alberto Ribeiro da Silva, nascido em Guimarães, morreu aos 89 anos na madrugada de 08 de outubro.

Ribeiro da Silva foi deputado na Assembleia Constituinte e recebeu a Comenda da Ordem de Mérito Civil, atribuída pelo então Presidente da República, Mário Soares.

Em 2008, recebeu das mãos de Cavaco Silva o título de Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil.

Foi condecorado com a Ordem de Mérito do Infante D. Henrique pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Foi também agraciado com uma medalha de mérito da cidade de Guimarães.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães: Empresas do Spinpark vão poder ficar até ser encontrada solução

O Centro de Incubação da UMinho em Guimarães está insolvente

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A situação das empresas que se encontram alojadas no Spinpark, no Avepark, em Caldas das Taipas, Guimarães, foi tema na última reunião do executivo camarário vimaranense, na segunda-feira, dia 12, com o PSD a acusar a Câmara de inação.

“Era possível, ou não, a Câmara já ter feito alguma coisa para ajudar estas empresas”, questionou o vereador do PSD, Ricardo Araújo.

Em causa estão nove empresas instaladas no edifício do Spinpark, cuja insolvência foi declarada pelo Tribunal de Guimarães, em 17 de setembro de 2020, embora já estivesse a ser gerido por uma administradora de insolvências desde o dia 12 de agosto.

Na sequência desta declaração de insolvência, as nove empresas foram notificadas para abandonarem as instalações num prazo de 30 dias. Esta situação gerou indignação junto de algumas das empresas que se mostraram surpreendidas por só saberem da insolvência depois desta ter sido declarada pelo tribunal e por o prazo para saírem ser tão reduzido.

O Spinpark foi criado, no Parque de Ciência e Tecnologia de Caldas das Taipas, pela UMinho, a Sociedade Avepark e a Portus Park, em 2006, com apoio de fundos comunitários, para apoiar o nascimento de empresas tecnológicas ligadas à universidade antes destas de aventurarem no mercado.

Durante o processo de dissolução da Sociedade Avepark, terminado em 28 de dezembro de 2016, chegou a falar-se em a Câmara assumir a posição da Avepark no Spinpark. Contudo, esta solução não foi possível, por imposições legais, como o presidente da Câmara, Domingos Bragança, fez questão de sublinhar.

“A Câmara não tem responsabilidade no Spinpark. Não é possível a Câmara intervir num processo de insolvência. Lembrem-se do que aconteceu na ACIG”, objetou Domingos Bragança, numa referência à insolvência da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, declarada a 30 de outubro de 2019, depois de 154 anos de atividade.

“Foi o senhor presidente que convidou o primeiro ministro, José Sócrates, para a inauguração do Spinpark”, lembrou Ricardo Araújo, afirmando que na altura chegaram a ser prometidas 200 empresas tecnológicas.

Sete das nove empresas já têm soluções de localização alternativa

Ricardo Costa, o vereador com o pelouro da Economia, na Câmara de Guimarães, rebateu as críticas do vereador do PSD e assegurou que, “não é verdade que todas as empresas têm que sair”. Ricardo Costa afirmou que teve uma reunião com a administradora de insolvência em que ficou assente que, “todas as empresas vão poder ficar com um custo reduzido que assegure o pagamento da água e da energia”.

O vereador adiantou ainda que, para sete das nove empresas sediadas no Spinpark, já foram encontradas alternativas de local para instalação. O maior problema prende-se com a empresa A2, um laboratório de análises químicas que, pela especificidade das instalações que necessita, não tem ainda uma solução.

Ricardo Costa informou que iria reunir com as empresas sediadas no Spinpark, no dia 15, para as tranquilizar com este acordo firmado com a administradora de insolvência que lhes permitirá ficar no edifício até serem encontradas soluções.

Domingos Bragança referiu como uma possibilidade a compra do edifício pela Câmara, quando este for colocado à venda, no âmbito da liquidação dos bens da Spinpark.

Continuar a ler

Populares