Seguir o O MINHO

Cávado

Vacinação em Esposende arrancou hoje

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

A vacinação contra a covid-19 em Esposende arrancou esta segunda-feira com a colaboração de bombeiros e juntas de freguesia do concelho, anunciou a Câmara.

Em comunicado, a autarquia salienta que a vacinação está a ser feita num local “disponibilizado pela autarquia” e está a ter o apoio das juntas de freguesia para casos de utentes acamados ou sem transporte.

A inoculação contra o novo coronavírus está, desta forma, a ser feita no concelho e não em Barcelos como estava previsto, local que foi contestado pela autarquia e pelos partidos políticos do concelho, levando a que o presidente da câmara chegasse a pedir a demissão do responsável pelo Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III – Barcelos / Esposende.

“O Espaço para Vacinação obedece a todos os requisitos exigidos para o processo em questão. As condições são fantásticas, com amplos espaços para espera e recobro. Temos a colaboração dos Bombeiros, que mantêm, em permanência, uma ambulância no local, para atender a qualquer situação de emergência”, sublinha no texto o presidente da autarquia, Benjamim Pereira.

O local de vacinação está situado num pavilhão da Zona Industrial de Esposende, “devidamente apetrechado para o efeito”, tendo o município, “paralelamente, em funcionamento um Centro Colaborativo de Rastreios Covid-19, instalado na Start Esposende”.

Foto: Divulgação / CM Esposende

Foto: Divulgação / CM Esposende

A autarquia salienta que no caso de utentes acamados, com mobilidade reduzida ou sem meio de transporte próprio, “o município, em colaboração com as Juntas de Freguesia, criou uma rede de apoio aos munícipes que pretende solucionar eventuais constrangimentos que impeçam o acesso dos esposendenses à vacinação da Covid-19”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.466.453 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.023 pessoas dos 798.074 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Populares