Vaca das Cordas andou à solta no centro de Ponte de Lima

Tradição secular
Vaca das cordas andou à solta no centro de ponte de lima
Foto: João Constantino / O MINHO

O touro da tradicional Vaca das Cordas percorreu as ruas de Ponte de Lima, esta quarta-feira, durante a tradição secular que junta anualmente muitos aficionados.

O touro pesa 500 quilos e foi comprado por cinco mil euros na ganadaria Santos Silva, em Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

Vídeo: José Cruz / Facebook

Como O MINHO noticiou, o PAN pediu, ontem, fiscalização do evento. Numa publicação partilhada nas redes sociais, o partido diz que “em Ponte de Lima, um touro com 550 quilos será forçado a correr pelas ruas, amarrado por cordas, em pleno calor extremo — tudo em nome de uma tradição. A própria organização admite temer que o calor enfraqueça o animal, que se quer ‘bravo’ para divertir quem assiste”.

A Vaca das Cordas encontra-se em fase de classificação como Património Cultural Imaterial. Em fevereiro último, Instituto do Património Cultural iniciou a consulta pública da classificação, prevendo-se uma decisão no prazo de 120 dias após a conclusão daquela auscultação.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Minho conta com 4 meios aéreos para combate a incêndios este verão

Minho conta com 4 meios aéreos para combate a incêndios este verão

Próximo Artigo
Eis a melhor fartura do são joão de braga

Eis a melhor fartura do São João de Braga

Artigos Relacionados