Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra uma vaca a calcorrear a Serra Amarela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, totalmente em cinzas, após o incêndio que lavrou mais de uma semana entre Ponte da Barca e Terras de Bouro.
As imagens foram captadas pelo videógrafo terrabourense Carlos Coelho e rapidamente ficaram virais no Facebook, onde já somava, pelas 14:45 de hoje, mais de 2,2 mil gostos e 3,4 partilhas.
Segundo Carlos Coelho, “o vídeo mostra a vaca a chamar pelas outras”. O autor lamenta ainda: “O que fizeram à nossa Serra Amarela”.
Arderam 5.786 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês
O fogo, que deflagrou no dia 26 de julho em Ponte da Barca e que está em fase de resolução desde domingo, atingiu uma área total de 7.550 hectares, sendo que a área do PNPG ardida é de 5.786 hectares, de acordo com um levantamento que ainda não é definitivo, especificou fonte oficial do ICNF.
O PNPG ocupa uma área de 69.596 hectares e abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), de Viana do Castelo (concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e de Vila Real (concelho de Montalegre).
O presidente da Câmara de Ponte da Barca disse hoje à Lusa que o incêndio no PNPG consumiu 7.500 hectares daquela zona natural protegida, apontando “prejuízos avultados” em várias áreas e animais sem pasto.
“A nossa zona de parque foi quase toda consumida. Só uma pequena parte não foi. A Serra Amarela e as zonas à volta ficaram todas queimadas. Somando os hectares que arderam no nosso concelho aos de Terras de Bouro, foram consumidos mais de 7.500 hectares no PNPG”, adiantou Augusto Marinho, presidente da autarquia de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) foi criado em 1971 e é gerido pelo ICNF.
De acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 13:00, o fogo mobilizava 384 operacionais, apoiados por 127 viaturas e um meio aéreo.
Com Lusa