Uma vaca à solta na via pública causou momentos de apreensão ao final desta manhã de domingo acabando por ser abatida, à face de uma estrada secundária, em Parada de Tibães, Braga, confirmou O MINHO junto de fonte oficial da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Ao que foi possível apurar, o animal fugiu de um camião de transporte de gado e invadiu a via pública, tornando-se agressivo e esquivo, sendo impossível ao proprietário, que procedia ao transporte, recuperar o animal, alertando por isso a GNR.
Seguiu-se o jogo do rato e do gato, ou neste caso, do humano e do bovino, com militares, proprietário, amigos do proprietário, veterinário e curiosos que passavam no local a tentar recuperar a vaca, mas todas as tentativas foram infrutíferas.

Fonte da GNR explica que aquela guarda foi alertada pelo proprietário do animal de forma a garantir a segurança pública, uma vez que o bovino já invadia terrenos e saltava cercas ao redor daquela avenida, junto a uma estrada municipal. Apesar do constrangimento, não houve registo de feridos nem de danos materiais.
“O proprietário ainda tentou outras formas de a conseguir recuperar [a vaca] mas tal foi impossível pelo que tivemos de proceder ao abate do animal”, disse a O MINHO a mesma fonte, do comando distrital de Braga.
No local estava um veterinário que, em conjunto com o proprietário, deu permissão aos militares para abaterem o animal, que pesava cerca de 250 quilos.
O proprietário recolheu o corpo da vaca.
A GNR registou a ocorrência.