UTAD ultima dispositivo portátil que permitirá deteção rápida de covid-19

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Utad ultima dispositivo portátil que permitirá deteção rápida de covid-19
Foto: Ilustrativa

Investigadores estão a ultimar o protótipo de um biossensor, um dispositivo portátil, que permitirá fazer a deteção da covid-19 em cerca de 20 minutos, anunciou hoje a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A investigadora da UTAD Paula Martins-Lopes disse à agência Lusa que o biossensor permitirá fazer um “rastreio quase de imediato”, apontando ainda que é “fácil de utilizar e barato”.

“O que significa que não temos que aguardar nem quatro, cinco horas para ter uma resposta e pode ser aplicado em diversas situações. Estaremos a fazer um controlo no imediato”, acrescentou a responsável.

Segundo explicou a academia transmontana, em comunicado, este sistema será mais rápido do que a tecnologia atualmente disponível para deteção de SARS-CoV-2, ou seja, serão necessários aproximadamente 20 minutos desde recolha da amostra à deteção, será mais barato do que os testes PCR (Polymerase Chain Reaction) e não requer pessoal especializado.

Pode ainda ser replicado e implementado em diversas instituições, permitindo monitorizar em tempo real a população numa situação real e em futuros surtos.

Este biossensor para a deteção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) está baseado numa patente internacional do grupo da UTAD, recentemente aprovada, e que corresponde a um método utilizado para a deteção de variedades de castas que estão dentro dos vinhos.

“Estamos a desenvolver há muitos anos este trabalho de autenticidade dos vinhos e, com base no conhecimento que fomos adquirindo, conseguimos transpor para esta situação que é emergente”, explicou a investigadora.

Paula Martins-Lopes disse que, para a conclusão do dispositivo, se aguarda a chegada de componentes, alguns deles encomendados em maio nos Estados Unidos da América (EUA).

O projeto, que está em desenvolvimento nos distritos de Vila Real e do Porto, foi selecionado para o prémio Manuel António da Mota.

A investigação envolve a UTAD, com alguns elementos do seu centro de testagem covid-19, a REQUIMTE – Rede de Química e Tecnologia, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro e o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.

Portugal contabiliza pelo menos 1.788 mortos associados à covid-19 em 54.992 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Stand só barroso tem todos os automóveis com desconto em braga

Stand Só Barroso tem todos os automóveis com desconto em Braga

Próximo Artigo
Ministro saúda “importante decisão” que repõe mobilidade entre portugal e o reino unido

Ministro saúda “importante decisão” que repõe mobilidade entre Portugal e o Reino Unido

Artigos Relacionados