Seguir o O MINHO

Barcelos

USF de Martim abre segunda-feira para servir 5.700 utentes

em

Foto: DR/Arquivo

A Unidade de Saúde Familiar (USF) “Martim”, em Barcelos, vai entrar em funcionamento no dia 19 de fevereiro, segunda-feira. A Administração Regional de Saúde do Norte adiantou, hoje, que a USF se situa na Rua de Santa Maria, nº 95 e está dimensionada para atender, aproximadamente, 5.700 utentes.

Esta USF, que está sedeada em instalações devidamente requalificadas, vai dispor de uma Equipa de Saúde Familiar composta por três médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, três enfermeiros de família e três secretários clínicos, o que, desta forma, lhe permite atribuir equipa de saúde familiar a, praticamente, toda a população inscrita, acrescentou o organismo estatal.

Na nova Unidade de Saúde estão incluídos os serviços da carteira básica preconizada atualmente e adequada às características da população: vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida (Medicina Geral, Saúde da Mulher, Saúde do Recém-nascido, da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto e do Idoso; e Cuidados em situação de Doença Aguda.

Contempla, ainda, o acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla; Cuidados no domicílio e integração e colaboração em rede com outros serviços, sectores e níveis de diferenciação, numa perspetiva de “gestor de saúde” do cidadão.

Populares