Seguir o O MINHO

Braga

Urgência de Obstetrícia do Hospital de Braga reabriu às 08:00 (e pode voltar a fechar três dias seguidos)

Foi a 5.ª vez nas últimas duas semanas

em

Foto: O MINHO / Arquivo

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga reabriu hoje, às 08:00, depois de ter estado encerrado durante 24 horas, disse fonte da administração. Segundo a fonte, o encerramento ficou a dever-se à impossibilidade de se completarem as necessárias escalas de trabalho.

Nas últimas duas semanas, esta foi já a quinta vez que aquelas urgências encerraram, por períodos de 24 horas.

O serviço pode voltar a fechar, três dias seguidos, já entre a próxima sexta-feira e domingo.

“Sabemos que na sexta-feira este serviço de urgência irá muito provavelmente encerrar, também no sábado a escala está muito abaixo dos cinco médicos e necessários e, no domingo, se nada se alterar também irá encerrar. Ou seja, é provável que haja três dias de encerramento consecutivos”, declarou Hugo Cadavez, do Sindicato Independente dos Médicos.

Em comunicado, o Hospital de Bragal “não confirma o encerramento”. E acrescenta: “Neste momento, as escalas ainda não estão fechadas, estando o Conselho de Administração a envidar todos os esforços para assegurar o funcionamento nestes dias”.

O Hospital de Braga pede aos utentes para, nesses encerramentos, contactarem a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 e se dirigirem a um dos outros hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, entre os quais Guimarães, Vila Nova de Famalicão Famalicão e Viana do Castelo.

Em casos de maior complexidade, os utentes “devem dirigir-se” ao Centro Hospitalar de São João.

Notícia atualizada às 11h51 com mais informação.

EM FOCO

Populares