Unidade Local de Saúde de Braga celebra protocolos com autarquias para promover saúde mental

Dia Mundial da Saúde Mental
Foto: DR / Arquivo

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga celebrou, no Fórum Braga, um protocolo de cooperação com os municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.

Foi assinado hoje, data em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental.

O evento contou com a presença do coordenador regional da Saúde Mental, Pedro Morgado, e de vários membros da administração da ULS de Braga, incluindo o presidente do Conselho de Administração, Domingos Sousa, o diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários, Rui Macedo, e o vogal do conselho de Administração, Américo Afonso.

Este protocolo, celebrado à margem das comemorações nacionais do Dia Mundial da Saúde Mental, visa “reforçar a proximidade dos utentes aos cuidados de saúde mental”, através de uma colaboração “mais estreita com os parceiros municipais e sociais”.

Com esta parceria, a ULS de Braga procura “garantir uma maior acessibilidade aos cuidados de saúde mental, disponibilizando mais meios para os utentes da região”.

Sónia Azenha, diretora do Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Saúde Mental da ULS de Braga, destacou a importância desta união de esforços: “A união de esforços na prestação de cuidados de proximidade na comunidade e nas atividades inerentes ao funcionamento das Equipas Comunitárias de Saúde Mental, bem como a vontade de afirmarmos a missão de garantir a centralidade no utente, acessibilidade e tempestividade, conduziram a que, neste dia 10 de outubro de 2024, estejamos, com enorme satisfação, a receber a Comemoração Nacional do Dia Mundial da Saúde Mental, na cidade de Braga.”

O protocolo firmado reflete um trabalho contínuo e colaborativo entre a ULS de Braga e os municípios, com o objetivo de “promover a saúde mental, prevenir a doença, educar para a saúde e assegurar a intervenção terapêutica e psicossocial dos utentes”.

Segundo Sónia Azenha, esta parceria permitiu “a partilha de iniciativas inter e multidisciplinares, com os contributos de diferentes intervenientes”, reforçando o impacto positivo na prestação de cuidados de saúde mental na região.

Domingos Sousa, presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, realçou a relevância de abordar a saúde mental como uma questão de responsabilidade coletiva.

“Este dia chama a atenção pública para esta questão, que é global, a saúde mental. Identificamo-la como uma causa comum, que ultrapassa barreiras culturais, políticas e socioeconómicas, pelo que devemos combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica”, referiu.

Domingos Sousa sublinhou ainda a importância de descentralizar estratégias de promoção e prevenção da saúde mental, integrando toda a comunidade neste esforço.

“A ULS de Braga reorganizou o seu modelo de prestação de cuidados na área da saúde mental, com a criação do CRI e Equipas Comunitárias de Saúde Mental com autonomia funcional e técnica” afirmou, acrescentando que este modelo visa melhorar a acessibilidade, a eficiência dos recursos e o foco na pessoa, ao invés da doença.

O papel dos municípios nesta colaboração será fundamental, com Domingos Sousa a destacar que estas autarquias “passam a ter um papel ainda mais ativo na promoção da saúde, na prevenção da doença e na educação na área da saúde mental, de forma a aumentar a consciencialização e a literacia da comunidade”.

O evento encerrou com uma discussão sobre a importância da saúde mental em contexto laboral e contou ainda com uma mensagem da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, reforçando o compromisso do Governo na promoção da saúde mental como uma prioridade nacional.

No início da manhã, o auditório do Fórum Braga acolheu as Jornadas da Psicologia da ULS de Braga, que abriu portas à abordagem de temas como a alimentação e bem-estar e um sono de sonho.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x