A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) terminou 2024 com um lucro de 3,7 milhões de euros e com um prazo médio de pagamento a fornecedores de 34,97 dias, foi hoje anunciado.
“Estes resultados permitem a amortização da dívida e o cumprimento de compromissos junto dos fornecedores, assegurando a estabilidade financeira da instituição”, refere a ULSBE, em comunicado.
Os números foram divulgados durante a apresentação do Plano de Desenvolvimento Organizacional para 2025, que contempla o desenvolvimento da App MyULSBE, a ampliação da carteira de serviços, a otimização de respostas pós-alta e a descentralização das consultas de especialidades médicas.
Além disso, a ULSBE destaca ainda a aposta na expansão da hospitalização domiciliária e na implementação de projetos na área da saúde digital, como a teleconsulta e a telemonitorização.
A ULSBE terminou 2024 com uma taxa de 99% em termos de cobertura de médicos de família, abrangendo 159.803 utentes.
A nível de cuidados de saúde hospitalares, foram realizadas 116.308 consultas médicas e não médicas, o que se traduz num aumento de 8% em relação ao ano anterior.
As intervenções cirúrgicas aumentaram 2% e a hospitalização domiciliária cresceu em 9%, com 211 utentes acompanhados.
No Serviço de Urgência, registou-se uma diminuição de 1%, com menos 325 atendimentos face a 2023.
As sessões de hospital de dia baixaram 14%, “fruto da integração de cuidados entre os serviços hospitalares e os cuidados primários, garantindo maior proximidade e conforto aos utentes”.
Nos cuidados de saúde primários, as consultas e domicílios médicos aumentaram 29%, enquanto as consultas e domicílios de enfermagem aumentaram 47%.
As consultas de outros profissionais de saúde, como psicologia e nutrição, registaram um crescimento de 46%.