UMinho recebeu o prémio de universidade mais ativa da Europa no desporto em 2017

A Universidade do Minho (UMinho), representada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) recebeu na passada sexta-feira o prémio de “universidade mais ativa da Europa” em 2017. A distinção aconteceu na Gala Anual da EUSA (European University Sports Association), decorrida este ano em Madrid.

Em representação da academia minhota estiveram presentes Nuno Reis, Presidente da AAUM, Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho e Fernando Parente, Diretor dos Serviços Desportivos dos SASUM.

O prémio de universidade mais ativa/participativa em desporto universitário na Europa foi atribuído pela primeira vez na história da EUSA, revelando Nuno Reis que este prémio “tem um significado importante naquela que é a missão da AAUM em garantir as condições para a competição desportiva para o maior número de estudante-atletas possível. O investimento contínuo que a AAUM, os SASUM e a UMinho têm conseguido direcionar para o Desporto Universitário é, desta forma, reconhecido pela EUSA”.

Eleita a “Mais Ativa” entre mais de 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários em 2017, a UMinho foi a que mais equipas e atletas conseguiu levar aos europeus, tendo participado com 119 elementos em 13 modalidades (andebol, basquetebol 3×3, escalada, futebol, futsal, judo, karaté, remo, taekwondo, ténis, vólei de praia, voleibol e xadrez).

“Aos atletas que se fizeram representar nas competições europeias, mas também a todos que representam as cores da Associação Académica e da Universidade do Minho, a palavra é de agradecimento e de entusiasmo para que as nossas equipas possam continuar a erguer bem alto o nome da Academia e, acima de tudo, para que consigam ser atletas e estudantes de excelência”, transmitiu o presidente da AAUM.

“O desporto na UMinho é encarado como fazendo parte do seu projeto educativo, garantindo desde logo uma intencionalidade institucional na sua promoção e desenvolvimento. Por outro lado, a parceria entre os SASUM e Associação Académica, enquanto agentes que operam no terreno os programas que concretizam esta politica institucional, com mais de 20 anos, faz com que exista uma verdadeira cultura desportiva na Academia, o que facilita a concretização de alguns objetivos para o Desporto, tal como atingir este patamar em termos internacionais”.

Para além da UMinho/AAUM, também a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) foi distinguida como “Federação Desportiva Universitária mais Ativa da Europa”, fruto da grande participação de todos os clubes e associações estudantis portuguesas, no cenário da competição europeia de desporto universitário.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x