UMinho quer Hospital de Braga com estatuto de hospital universitário

Tem “todas as condições” para tal
Uminho quer hospital de braga com estatuto de hospital universitário
Foto: DR / Arquivo

A Universidade do Minho (UMinho) reclama o reconhecimento de Hospital Universitário para a unidade hospitalar de Braga do Serviço Nacional de Saúde, considerando que tem “todas as condições” para tal, disse hoje à Lusa o reitor.

Em declarações à Lusa, Rui Vieira de Castro explicou que com a mudança de estatuto do Hospital de Braga, que passa de Parceria Publico Privada (PPP) a Entidade Pública, “este é um assunto para voltar a colocar em cima da mesa” no próximo ano letivo.

O reitor da UMinho disse que “não faz sentido” que aquela unidade hospitalar não seja já um Hospital Universitário, uma vez que “preenche todos os requisitos” para o ser.

Hospital de Braga ensina centenas a salvar vidas

“Uma característica dos hospitais universitários é ter estruturas nas quais é realizada investigação clínica. Isto é, por exemplo, se faz experimentação de novos fármacos, em cognições adequadas de investigação. O Centro Clínico Académico de Braga, alojado no Hospital de Braga, é uma dessas estruturas, que resultou de uma parceria entre a UMinho e o Hospital de Braga enquanto PPP”, explicou.

Questionado sobre o motivo pelo qual o Hospital de Braga não foi ainda reconhecido como Académico, Rui Vieira de Castro respondeu: “por razões que nunca foram capazes de ser explicitadas”.

“Mas o que é facto é que o Hospital de Braga é o único hospital que tem um centro clínico académico associado a uma universidade a que não foi atribuído o título de hospital universitário”, salientou.

Para Rui Vieira de Castro, a designação é “uma questão de prestígio” porque “traduz o reconhecimento de ser um hospital com qualidade reconhecida na prática assistencial na doença e depois ser um hospital que é reconhecido e que se evidencia por ter valências académicas essencialmente associadas à educação médica”.

Já para a UMinho, este reconhecimento a atribuir ao hospital é também “uma questão de prestígio” para a universidade, que vê reconhecido o seu trabalho “de investigação clínica”.

O reitor disse que o assunto ainda não foi levado à tutela, mas que “esta é altura de o fazer”.

“Não falamos ainda com a tutela, mas agora que o estatuto do hospital vai ser alterado queremos retomar este dossiê, de o colocar na agenda no início do próximo ano letivo. Estando nós certos de que o hospital preenche todos os requisitos, não vemos razões para que esse título não seja lhe seja atribuído”, disse.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Começou a demolição do prédio coutinho, com nove pessoas lá dentro

Começou a demolição do prédio Coutinho, com nove pessoas lá dentro

Próximo Artigo
Advogado dos moradores do prédio coutinho impedido de entrar no edifício

Advogado dos moradores do prédio Coutinho impedido de entrar no edifício

Artigos Relacionados