UMinho promove relações internacionais

Em Gualtar
Foto: DR / Arquivo

A 43ª edição dos Colóquios de Relações Internacionais da Universidade do Minho realiza-se a 26, 27 e 28 de abril, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, com três dezenas de oradores de vários países a abordarem desafios e falhas em organizações internacionais.

A abertura é na terça-feira, às 14:30, com a presença prevista da vice-reitora da UMinho para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, da presidente da Escola de Economia e Gestão (EEG), Cláudia Simões, da diretora da licenciatura em Relações Internacionais, Alena Vieira, da presidente do Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI), Laura Semblano, e do diretor do Departamento de Colóquios do CECRI, Tomás Alves. Neste dia está ainda prevista a intervenção do diretor executivo do Banco Montepio, Nuno Mota Pinto.

O programa geral inclui painéis sobre ambiente, segurança, governança, direitos humanos e saúde, a par de palestras plenárias e talks de estudantes. Na quarta-feira, a partir das 9h30, destaca-se a participação da conselheira de Portugal na OCDE Ana Fernandes, do diretor associado do European Policy Centre, Ricardo Borges Castro e a apresentação do livro biográfico de António Guterres, por um dos autores, Pedro Latoeiro. Aidan Hehir, professor da Universidade de Westminster (Inglaterra) irá também intervir neste segundo dia dos colóquios.

Já na quinta-feira, após as 14h00, intervêm a secretária-geral do Ambiente, Susana Escária, e os professores Robert Pape da Universidade de Chicago (EUA). O encerramento, pelas 17h30, conta com o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, a vice-presidente da EEG, Maria do Céu Pinto, além da professora Alena Vieira e dos estudantes Alexandre Gencer, Laura Semblano e Tomás Alves.

O evento é organizado por estudantes da licenciatura em Relações Internacionais, membros do CECRI, e tem como site oficial: cecri.pt/xliiicoloquios.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados