Seguir o O MINHO

Braga

UMinho presta homenagem a António de Sousa Fernandes

Pioneiro nos estudos sobre descentralização da educação em Portugal

em

Foto: Divulgação

O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho presta esta segunda-feira uma homenagem póstuma a António de Sousa Fernandes, seu  antigo professor e pioneiro nos estudos sobre a descentralização da educação, a autonomia das escolas e a renovação da investigação em administração educacional em Portugal.

A sessão decorre das 09:30 às 18:00, no auditório multimédia do IE, no campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa tem o tema geral “A Educação e os Municípios” e insere-se  no ciclo “XIX Diálogos sobre Educação”.

A Reitoria adiantou hoje que a abertura decorre pelas 09:30, com intervenções dos professores João Formosinho, Licínio Lima, Almerindo Afonso e Manuel Sarmento, todos do IE. Segue-se um painel com Jorge Martins (Universidade Lusófona), João Pinhal (Universidade de Lisboa), António Neto Mendes (Universidade de Aveiro) e Licínio Lima, que culmina na atuação do Coral Porta Nova e do Coral Guadalupe.

A partir das 14:30, é a vez de se conhecer projetos dos municípios de Braga e Guimarães, respetivamente com as vereadoras Lídia Dias e AdelinaPaula
Pinto. O painel das 17:00 junta testemunhos de ex-alunos da licenciatura e do mestrado em Educação da UMinho – Margarida Carneiro, Luís Eira e Maria João Rocha –, estando o encerramento previsto para  as 18:00.

FORMADO EM TEOLOGIA

António Manuel de Sousa Fernandes (1936-2019) formou-se em Teologia em Braga e em Direito Civil em Lisboa, tendo ainda feito pós-graduações em França e nos EUA e frequentado cursos gerais de órgão, violino e canto.

Foi padre, advogado, professor, maestro, juiz do tribunal eclesiástico e presidente do Município e da Assembleia Municipal de Braga. Na UMinho, fez parte do grupo dos primeiros professores, a partir de 1975, na então Unidade Científico-Pedagógica de Ciências da Educação (atual IE) e, mais tarde, presidiu o Instituto de Estudos da Criança.

Tornou-se um dos primeiros doutorados em Organização e Administração Escolar em Portugal, com uma tese sobre a centralização do ensino secundário (1992). Tem uma ampla bibliografia, inclusive estudos para a Comissão de Reforma do Sistema Educativo e o Conselho  Nacional de Educação. Destacou-se igualmente pela sua intervenção  cívica e humanista.

Anúncio

Braga

Adormece com panela ao lume, provoca incêndio e é salvo pelos vizinhos em Braga

São Victor

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um incêndio urbano deflagrou na cozinha de uma habitação situada no primeiro andar do prédio número 203, na Rua de Baixo, em São Víctor, cidade de Braga.

Ao que apurou O MINHO no local, o proprietário terá adormecido com uma panela ao lume, provocando o incêndio. Foram os vizinhos que deram o alerta para os bombeiros e retiraram o homem de dentro do apartamento.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

No teatro de operações estiveram oito elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, apoiados por uma viatura de combate e incêndios urbanos e uma autoescada.

Os operacionais ventilaram o apartamento, de forma a extrair o fumo intenso que se alastrou.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O alerta foi dado às 15h58.

Continuar a ler

Braga

Mais de 12 mil esgotaram concerto de Bryan Adams em Braga

Auditório do Altice FORUM

em

Foto: Facebook de João Rodrigues

Mais de 12 mil pessoas participaram no concerto que o músico internacional Bryan Adams deu, na noite de sábado, em Braga.

O pavilhão de espetáculos do Altice FORUM Braga esgotou para o autor de hits como “Summer of 69” ou “Please, Forgive Me”, como deu conta o vereador de espaços públicos, João Rodrigues.

Depois do concerto de estreia, com 30 Seconds to Mars, e de outras atuações importantes, como MC Kevinho, o grande auditório voltou a encher-se de acordes e dança durante o serão.

 

Este foi o segundo concerto de Bryan Adams em dois dias, em Portugal, depois de também ter esgotado a MEO Arena, em Lisboa, na sexta-feira.

Continuar a ler

Braga

Braga recebe curso para tripulantes de cabine com mais de 90% de empregabilidade

Na Universidade Católica

em

Foto: Divulgação / OMNI

A cidade de Braga volta a receber uma formação para tripulantes de cabine, desta feita com organização da Omni Aviation Training Center, do grupo de aviação OMNI, foi recentemente anunciado.

A formação, direcionada a jovens, decorrerá nas instalações da Universidade Católica de Braga e conta com apoio da autarquia local.

Este será o primeiro curso ministrado em Braga por parte daquela empresa, que já formou cerca de 2.200 tripulantes.

A formação terá início a 27 de janeiro de 2020 e decorre, ao longo de quarto semanas, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 18:00.

Este curso inclui três dias de formação no arquipélago dos Açores.

O grupo refere que 92,5% dos formandos “estão a voar ao serviço das diversas companhias aéreas mundiais”.

Os interessados poderão saber mais sobre este curso no site da empresa.

Continuar a ler

Populares