A 11.ª Futurália realiza-se de 14 a 17 de março, em Lisboa. A Universidade do Minho está presente de quarta-feira a sábado, dias 14 a 17, na “Futurália – Salão de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade”, que decorre na FIL – Parque das Nações, em Lisboa. Esta 11.ª edição conta com a participação de mais de 500 entidades de vários países e aguarda cerca de 80 mil visitantes.
A Reitoria adiantou que “a UMinho apresenta um stand moderno e apelativo, onde vai ser disponibilizada a mais variada informação formativa e científica. Há também aconselhamento personalizado para jovens do ensino secundário e universitários que planeiam o futuro académico e profissional, esclarecimentos sobre saídas profissionais consoante o curso, demonstrações de caligrafia árabe e japonesa.
O pavilhão da UMinho apresenta, ainda, experiências de realidade aumentada, em parceria com o Centro de Computação Gráfica da UMinho, entrevistas, desafios, vídeos e outros momentos de animação. Serão ainda divulgadas as cidades que acolhem a Universidade: Guimarães, candidata a Capital Europeia Verde 2020, e Braga, Cidade Europeia do Desporto 2018, através das suas mascotes Gusto e Diana.
A Futurália é a maior feira nacional nas áreas da educação, formação, requalificação e empregabilidade. Este ano tem o mote “Não há dois Futuros iguais. Escolhe o teu” e estreia o espaço “Emprego & Empregabilidade”, pensado especialmente para recém-licenciados, jovens, adultos desempregados ou, simplesmente, para quem tenciona mudar de rumo profissional. O programa inclui ainda dezenas de atividades, como workshops, conferências, debates, sessões de aconselhamento, concertos, concurso de bandas, teatro interativo, exposições, visita guiada a vários museus da região.
É destinado a alunos e respetivos familiares, encarregados de educação, professores, orientadores escolares, bem como ao público universitário e pós-universitário. O certame prevê a presença de centenas de institutos, universidades, escolas superiores, profissionais e tecnológicas, centros de formação públicos e privados, institutos de línguas, ONG’s e empresas de consultadoria e recrutamento. Pode ser visitado de quarta a sexta-feira, das 10:00 às 19:00, e no sábado, das 11:00 às 20:00.