A Universidade do Minho (UMinho) marca presença, esta semana, na 35.ª edição da Conferência e Exposição Anual da European Association for International Education (EAIE) que se realiza na cidade sueca de Gotemburgo.
UMinho é uma das 28 instituições de ensino superior portuguesas a integrar o pavilhão nacional “Study and Research in Portugal”, coordenado pela Agência Nacional Erasmus+.
Em comunicado, a instituição frisa que a EAIE é a “maior feira e conferência de educação e internacionalização na Europa” e conta com a presença de mais de 7-000 visitantes, mais de 200 expositores e cerca de 240 sessões de formação, workshops e outras atividades.

“Em particular, a EAIE é um espaço global de encontro, onde expositores de vários países – incluindo universidades, alianças, agências nacionais, entre outros – interagem pessoalmente e estabelecem colaborações. A participação neste evento tem como principal objetivo o estabelecimento de contactos estratégicos com universidades de todo o mundo. Na qualidade de universidade membro da Aliança Europeia de Universidades – Arqus – que também participa na feira -, a UMinho reforça, assim, a ligação a redes de conhecimento e cooperação académica a nível europeu e mundial”, explica.
A UMinho está representada neste evento por Hernâni Varanda Gerós, vice-reitor para a Educação e Mobilidade Académica, e Conceição Caldas, técnica superior da Unidade de Serviços de Apoio à Internacionalização.

No seguimento do contacto efetuado com as Escolas e Institutos da UMinho, foi preparado um programa de reuniões com mais de 30 instituições parceiras com o objetivo de “consolidar parcerias existentes, estabelecer novas colaborações, propostas de intercâmbio e cooperação pedagógica”.
A UMinho destaca que, na edição deste ano da EAIE, aconteceu a “Iberian Networking Reception”, uma iniciativa organizada conjuntamente pela Agência Nacional Erasmus+ de Portugal e Espanha, no passado dia 10 de setembro no Hotel Radisson Blu Scandinavian.
As instituições parceiras da UMinho foram ainda convidadas para a receção no Stand de Portugal, um momento de “convívio e oportunidade para degustar algumas iguarias da gastronomia nacional”.