A Universidade do Minho (UMinho) vai lançar um curso para melhorar a comunicação empresarial entre Portugal e a Ásia, desenvolvendo competências para superar as diferenças culturais nos negócios, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a UMinho diz que o novo curso, criado no âmbito da Aliança de Pós-Graduação, terá “especial foco” na China e no Japão.
O objetivo é desenvolver competências para superar as diversidades culturais em contexto empresarial e organizacional.
O curso procura também incentivar os alunos a fortalecerem a sua sensibilidade cultural e a relacionarem estas diferenças com a prática de gestão de empresas e outras organizações.
“Este curso permitirá aos estudantes o desenvolvimento de competências comunicacionais e críticas que os preparem para o impacto das diferenças culturais no processo de comunicação em contexto empresarial com países asiáticos”, refere a coordenadora do curso.
Para Bruna Peixoto, o desenvolvimento destas competências “permitirá a construção de canais de comunicação e confiança sólidos e eficazes na realização de futuros negócios entre Portugal e estes países, nomeadamente através da facilitação da abordagem de comunicação aos mercados asiáticos, da elevação das exportações portuguesas, bem como da diversificação dos mercados numa região que contém duas das maiores economias mundiais: China e Japão”.
As candidaturas decorrem de 13 a 21 de março, em www.alianca.uminho.pt.
A formação terá lugar de 14 de abril a 30 de junho, em regime misto (‘online’ e presencial), e integra o portefólio da Aliança de Pós-Graduação da UMinho.
Os estudantes com aprovação receberão uma bolsa de mérito de acordo com os critérios estabelecidos no projeto, que tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.