Arquivo

UMinho homenageia professora Rosário Girão dos Santos

Uminho homenageia professora rosário girão dos santos
Foto: DR

A Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho, em Braga, realiza em 26 de maio uma sessão de homenagem à sua professora Maria do Rosário Girão dos Santos, que aí lecionou desde 1978 a 2022.

A iniciativa prevê das 14:30 às 16:45 uma dezena de depoimentos, um momento poético-musical, o lançamento de um livro evocativo e uma conferência online de Onésimo Teotónio Almeida, escritor e professor da Universidade Brown, nos EUA.

A sessão de abertura conta com a presidente honorária da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF), Maria de Jesus Cabral, o presidente da ELACH, João Cardoso Rosas, o diretor do Departamento de Estudos Românicos, Xaquín Núñez Sabarís, o diretor do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), Vítor Moura e, pela organização, Cristina Álvares, da Área de Estudos Francófonos e Italianos. Segue-se uma atuação do L’Effeto Ensemble, com Dora Rodrigues (soprano), Rui Gama (guitarra) e Maria de Jesus Cabral (diseuse) a interpretarem obras de Fauré, Baudelaire, Bastos e Proust.

Pelas 15:15, vai ser apresentado o livro “Le Souvenir d’une certaine image. Mélanges pour Maria do Rosário Girão dos Santos”, com intervenções do escritor António Oliveira e dos professores Xaquín Núñez Sabarís e Ana Clara Santos, da Universidade do Algarve. Esta obra de 200 páginas – cujo título remete a Proust, um dos autores preferidos de Rosário Girão dos Santos – reúne 22 ensaios e testemunhos em torno da professora e investigadora homenageada. A edição é da Le Manuscrit – “Exotopies”, coleção editorial da APEF, e conta com o apoio do CEHUM.

O programa inclui ainda às 16:00 a conferência online “Literaturas insulares, literatura açoriana: desfazendo alguns equívocos”, por Onésimo Teotónio Almeida.


Natural dos Açores, Rosário Girão dos Santos doutorou-se na UMinho com a tese “À sombra de Baudelaire. Estudo da recepção de Baudelaire na Literatura Portuguesa. Do romantismo ao modernismo”. É investigadora do grupo 2i – Identidades e Intermedialidades do CEHUM e foi diretora de licenciatura e mestrado, de departamento e presidente do Conselho de Cursos de Letras e Ciências Humanas.

Publicou vários livros e artigos em diversas revistas nacionais e internacionais e proferiu dezenas de conferências sobre literatura comparada, literatura francesa, literatura açoriana e mitocrítica. Está a preparar um livro sobre o retrato de artista.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
"estou muito grato pelo que temos conquistado”

"Estou muito grato pelo que temos conquistado”

Próximo Artigo
Linha sos criança desaparecida já registou 50 apelos este ano

Linha SOS Criança Desaparecida já registou 50 apelos este ano

Artigos Relacionados